Os Jogos de Integração Crianças e Adolescentes do Serviço Social do Comércio (Jisesc) deve bater o recorde de inscritos neste ano, com 5 mil atletas participantes. A competição ocorrerá entre os dias 22 de maio e 3 de julho nas unidades do Sesc de Ceilândia, Taguatinga Norte e Taguatinga Sul. O Jisesc surgiu para reafirmar a importância do esporte na vida das crianças e adolescentes e também para descobrir novos talentos. Exemplo disso é o fato de que já passaram por este torneio atletas de alto nível, como Joaquim Cruz (atletismo), Gilberto Cardoso (handebol) e Ricarda (voleibol), que hoje são conhecidos nacional e internacionalmente. A cerimônia de abertura vai acontecer neste sábado (21), às 10 horas,rá no ginásio do Sesc de Taguatinga Norte.
A ex-jogadora de vôlei Ricarda Lima, atual Subsecretária de Políticas do Esporte e Lazer do DF, é um exemplo de garra e sucesso no esporte de Brasília. A sua história teve um “ponta pé” quando começou jogando vôlei em Taguatinga. A partir daí iniciou sua carreira profissional aos 17 anos e teve vitoriosas passagens pela Seleção Brasileira, tanto nas categorias de base quanto na adulta. Moradora de Brasília na infância, a atleta participou da oitava edição do Jisesc, quando tinha 14 anos.
Ricarda acredita que o esporte contribui para a formação do caráter de uma pessoa e foi fundamental em sua vida. Para ela, o Jisesc é um ambiente saudável, educacional e socializador. “Temos muita saúde e qualidade de vida por meio do esporte. E essa iniciativa do Sesc está cumprindo bem esse papel de integração, onde alunos de escolas públicas e privadas jogam de igual para igual, o que é muito democrático”, ressalta Ricarda. Como atleta, ela destaca a importância da realização de eventos do porte do Jisesc. “O esporte exige disciplina educacional, ensina o jovem e faz com que eles entendam que são os responsáveis por suas escolhas.”
Ricarda foi campeã sul-americana e mundial juvenil. Já na seleção principal, foi vice-campeã dos Jogos Pan-americanos de Havana (1991) e dos Grand Prix de 1995 e 1999. Também conquistou três títulos consecutivos da Superliga, de 1995 a 1997. Sua medalha mais importante foi o bronze olímpico, em 2000, nos Jogos de Sidney, sendo eleita a melhor defensora da competição. Já Joaquim Cruz, nascido em Taguatinga, foi campeão olímpico nos 800 metros nos Jogos de Los Angeles (1984), medalhista de prata na edição seguinte, em Seul (1988), e ainda duas vezes campeão pan-americano, em Indianópolis (1987) e Mar Del Plata (1995). Hoje, por meio do Instituto Joaquim Cruz, desempenha um trabalho social voltado para o esporte no DF.
Atualmente, o Jisesc é o maior torneio do gênero no Distrito Federal e em 2015 reuniu 4.780 atletas. “Esse ano estamos realizando, com sucesso, a 38º edição do evento e temos a meta de alcançar 5 mil atletas. O Sesc tem muito orgulho em fomentar o esporte e incentivar crianças e adolescentes a praticarem atividade física”, destaca o coordenador de atividades do Sesc-DF, Julio Rocha.
Por ser realizado há 37 anos, o JISESC tornou-se tradicional tanto pelo tempo, quanto pela excelência da organização. “Um dos objetivos principais é proporcionar a criança e ao adolescente a oportunidade de competir organizadamente, estimulando e incentivando a prática esportiva, utilizando o desporto como um meio de educação e suprindo a carência de competições esportivas no Distrito Federal”, explica o presidente do Sesc-DF, Adelmir Santana.
Sobre os jogos
O Jisesc é realizado desde 1978 na unidade do Sesc de Taguatinga Norte. A partir de 1999, as modalidades foram divididas em categorias, aumentando o número de participantes. Outra mudança recente é que os ex-alunos agora participam como professores, fato lembrado no desfile de abertura.
Este projeto é direcionado a seguimentos variados como escolas, clubes, associações e entidades. O objetivo principal é uma participação efetiva de toda a comunidade esportiva do Distrito Federal, favorecendo a integração de crianças e adolescentes, por meio do esporte. Outro importante foco do Jisesc é melhorar o nível técnico de competição nas modalidades de natação, futebol, handebol, voleibol, futsal, basquetebol, voleibol de areia, kung fu, caratê, judô, jiu-jitsu, taekwondo, tênis de mesa, xadrez e queimada.
As competições são organizadas por categoria, conforme a faixa etária – infantil, para os que nasceram entre 2001 e 2002, e mirim para os nascidos entre 2003 e 2004. As equipes classificadas do primeiro ao terceiro lugar serão premiadas com troféus e medalhas.
Cerimônia de abertura do Jisesc
Data: 21 de maio (sábado)
Local: Ginásio do Sesc Taguatinga Norte
Horário: 10 horas