Intenção de consumo recua em fevereiro

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou recuo de 0,9% (129,8 pontos) em fevereiro na comparação com o mês anterior e queda de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nesta quarta- -feira (19).

“O aumento sazonal dos gastos no início do ano, além da manutenção de um elevado nível de endividamento e maior dificuldade de aquisição de crédito, manteve a intenção de consumo em um ritmo inferior ao do ano passado”, explica o economista da CNC, Bruno Fernandes. Apesar do resultado, o índice mantém-se acima da zona de indiferença (100,0 pontos), indicando um nível favorável. Foi divulgado também nesta quarta-feira pelo IBGE que a receita bruta do setor de serviços cresceu 8,5% em 2013, segundo os últimos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

Porém, o resultado do ano passado foi pior que o de 2012, quando o faturamento nominal decorrente da prestação de serviços às famílias e às empresas brasileiras avançou 10%. Segundo a divisão econômica da CNC, essa pesquisa não conta com um deflator específico para a obtenção de um índice de volume dos serviços, além de não contar com ajuste sazonal nos dados mensais. Educação, saúde e serviços financeiros, por exemplo, não integram a coleta mensal da PMS.