A intenção de consumo das famílias brasileiras (ICF) atingiu o maior nível do indicador desde agosto de 2015, alcançando 81,7 pontos no mês de dezembro de 2017, o que representa um aumento de 1,9% quando comparado com novembro. É o que informa pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Já em relação ao mesmo período do ano passado, o índice teve alta de 7,2%.
O resultado positivo, segundo a divisão econômica da CNC, se deve a melhora gradativa das condições econômicas, que acabou impulsionando a recuperação da confiança das famílias. A CNC diz ainda que a trajetória favorável da inflação aliada a um leve recuo no custo do crédito e a retomada da massa salarial também contribuíram para o aumento na intenção de consumo.
A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como a sua capacidade de consumo (atual e de curto prazo), nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro.