A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) brasileiras apresentou alta em outubro deste ano e atingiu 73,9 pontos, contra 72,1 registrados em setembro. É o que mostra pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Entretanto, na comparação com o mesmo período do ano passado, o indicador está 5,7% mais baixo. Em outubro de 2015 o índice registrava 78,4 pontos – O ICF é medido numa escala de 0 a 200 pontos, valores abaixo de 100 indicam um pessimismo por parte da população.
Na opinião da divisão econômica da CNC, há três meses que todos os componentes da ICF apresentam variação positiva na comparação mensal, porém, não se observa ainda um aumento real nas vendas. A entidade destaca como os principais motivos para a queda na comparação anual a inflação alta e a recuperação do mercado de trabalho brasileiro.
A CNC informa ainda que o Nível de Consumo Atual subiu 2,3% na comparação mensal. Em relação ao mesmo período do ano passado, no entanto, a retração foi de 17,6%. A maior parte das famílias (63,6%) declarou estar com o nível de consumo menor do que em 2015. Em relação às perspectivas profissionais, houve um aumento tanto na comparação mensal (1,4%) como na anual (+0,8%). Contudo, 46,2% das famílias ainda consideram o cenário negativo para os próximos seis meses.
A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como a sua capacidade de consumo (atual e de curto prazo), nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro.