A Intenção de Consumo das Famílias brasilienses apresentou recuo em julho e atingiu 84,2 pontos, contra 86,4 registrados em junho. É o que mostra pesquisa divulgada pela Fecomércio-DF. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma queda de 7,3 pontos na intenção de consumo dos brasilienses. Em julho do ano passado, a pesquisa havia registrado 91,5 pontos – Valores abaixo de 100 indicam um pessimismo por parte da população.
A pesquisa demonstra que os entrevistados não acreditam que o momento é bom para conseguir empréstimo ou crédito para comprar a prazo: 75,8% dos consumidores dizem ser um momento difícil para esse tipo de compra. Enquanto 68,6% informam que estão comprando menos e mais da metade dos entrevistados (57,9%) explicam que não estão interessados em comprar bens duráveis.
O levantamento mostra também que 71,3% dos trabalhadores se sentem mais seguros em relação ao emprego e 47,2% disseram que a renda atual está melhor do que na comparação com o mesmo período do ano passado. Ainda de acordo com a pesquisa, 50,0% dos entrevistados afirmam que o consumo da sua família e da população deve ser menor do que o do segundo semestre do ano passado.
A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como capacidade de consumo, atual e de curto prazo; nível de renda doméstico; segurança no emprego; e qualidade de consumo, presente e futuro.