A intenção de consumo das famílias brasilienses apresentou leve recuo em abril e atingiu 87 pontos, contra 88,9 registrados em março. É o que mostra a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Distrito Federal, divulgada pela Fecomércio-DF. Já em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma queda de 14,3 pontos na intenção de consumo dos brasilienses. Em abril do ano passado, a pesquisa havia registrado 101,3 pontos – Valores abaixo de 100 indicam um pessimismo por parte da população.
O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, explica que o último mês no qual a intenção de consumo registrou uma percepção positiva foi em maio de 2015, quando o índice registrou 101,1 pontos. Segundo Adelmir, isso mostra que o consumidor vem se resguardando dos juros altos e da crise econômica há um período longo de tempo. “As taxas de juros do cartão de crédito são as maiores desde 2005, chegando a 145,46% ao ano. Os consumidores estão evitando comprar a prazo, fugindo do consumo de bens duráveis, como carros, máquinas de lavar, geladeiras, etc”, destaca Adelmir. Segundo ele, a perspectiva para os próximos meses é de que a intenção continue baixa, mesmo com o Dia das Mães, comemorado em maio.
A pesquisa demonstra ainda que os entrevistados não acreditam que o momento é bom para conseguir empréstimo/crédito para comprar a prazo: 71,6% dos consumidores dizem ser um momento difícil para esse tipo de compra . Enquanto 66,3% informam que estão comprando menos e mais da metade dos entrevistados (57,4%) explicam que não estão interessados em comprar bens duráveis.