Após seguidas quedas durante o ano de 2015, o índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias do Distrito Federal (ICF-DF) apresentou um crescimento leve de 3,7 pontos em dezembro, registrando 89,5 pontos – valores abaixo de 100 indicam pessimismo por parte dos consumidores. Em relação ao mesmo período do ano passado houve um declínio de 28,1 pontos.
O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, explica que apesar da economia do País estar ruim desde o começo de 2015, os brasileiros não deixarão de comprar presentes para as festas de fim do ano. “Os consumidores estão mais cautelosos, certamente vão comprar presentes com um valor menor, mas não deixarão de consumir. Por isso, nota-se um pequeno aumento na intenção de compra da população no último mês do ano”, destaca Adelmir. “O natal é a melhor data para o comércio, o período, certamente, dará um folego a mais aos lojistas do DF e de todo o País”, completa.
O levantamento mostra ainda que 67,8% dos entrevistados afirmam que, comparando com o ano passado, está mais difícil conseguir empréstimo ou crédito para comprar a prazo e 66,1% dizem que estão comprando menos. A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como a capacidade de consumo, atual e de curto prazo, nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro.