Com o objetivo de mostrar a realidade econômica do DF para os lojistas, além de dar dicas de como se comportar em relação a preços, promoções e atendimento durante datas importantes para o comércio, como o Dia das Crianças, o Instituto Fecomércio realizou na manhã desta quinta-feira (29), no Park Shopping, a quinta edição do Workshop Conjuntural 2016.
O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, esteve presente no workshop e explicou que a expectativa da pesquisa reflete na atenção que os lojistas precisam ter ao observar o pensamento e o comportamento do consumidor. “Um ponto bastante pertinente é se planejar para ver quanto o lojista pretende gastar. Além disso, é preciso ter em mente que o momento é de estabilização e leve recuperação para o comércio”, afirmou Santana.
A diretora executiva do Instituto Fecomércio, Elizabet Campos, explicou que a ideia do encontro é antecipar os números sobre as vendas do comércio do DF. De acordo com a diretora, o workshop direciona os lojistas a traçarem novas metas e estratégias para que eles impulsionem as suas vendas. “Nossa pesquisa é feita de forma responsável para que o lojista possa corrigir ações e traçar planos que movimentem o seu empreendimento. Os lojistas precisam estar atentos para a reta final deste ano, assim conseguirão impulsionar os negócios e atrair mais clientes”, explicou Elizabet.
A palestrante do IF, a consultora Andrea Antinoro, começou a sua exposição ressaltando o momento de estabilização da atual conjuntura econômica do Distrito Federal. Ela mostrou os dados das vendas no comércio no mês de agosto (houve retração de -1,25%) e os dados de serviços (retração de -0,02%). Segundo ela, o comportamento das vendas influencia diretamente o mercado de trabalho. “A retração nas vendas em agosto foi um pouco maior do que a observada em julho. Porém, os números nos últimos três meses oscilaram entre 0,20 e -0,91, não apresentando quedas significativas como no início do ano. A perspectiva para o final do ano e primeiro semestre de 2017 é de recuperação”, explicou Andrea.
Em relação ao dia das crianças, os números da pesquisa do Instituto Fecomércio mostram que 43,8% dos empresários entrevistados estão otimistas e esperam vendas um pouco maiores do que em 2015. No ano passado, a expectativa positiva para vendas era de apenas 28,81%. Andrea explicou que o otimismo dos lojistas demonstra sinais de recuperação da economia. “O DF já consegue apresentar resultados melhores do que outros estados. Os gastos com presentes e comemorações na visão do consumidor devem ficar na média de R$ 200,37. O lojista acha que o cliente vai gastar apenas com o presente cerca de R$ 98,74”, explicou Andrea.
Ainda de acordo com a pesquisa, as promoções e visibilidade da loja irão concentrar aproximadamente 61,5% das estratégias que devem ser adotadas pelos lojistas para alavancar as vendas no Dia das Crianças. Dos consumidores entrevistados, 56% declararam que vão comprar algum presente e 44% declararam que não vão comprar. A pesquisa informa ainda que 59,5% dos consumidores preferem comprar em shoppings, 56,5% preferem pagar a vista e 40,1% declararam usar cartão de crédito para a compra dos presentes.