fbpx

Instituto Fecomércio reúne lojistas do Park Shopping e apresenta dados sobre o Dia das Crianças

Com o objetivo de mostrar a realidade econômica do DF para os lojistas, além de dar dicas de como se comportar em relação a preços, promoções e atendimento durante datas importantes para o comércio, como o Dia das Crianças, o Instituto Fecomércio realizou na manhã desta quinta-feira (29), no Park Shopping, a quinta edição do Workshop Conjuntural 2016.

29-09-2016-if-woarkshop-conjuntural-park-shopping-83

O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, esteve presente no workshop e explicou que a expectativa da pesquisa reflete na atenção que os lojistas precisam ter ao observar o pensamento e o comportamento do consumidor. “Um ponto bastante pertinente é se planejar para ver quanto o lojista pretende gastar. Além disso, é preciso ter em mente que o momento é de estabilização e leve recuperação para o comércio”, afirmou Santana.

A diretora executiva do Instituto Fecomércio, Elizabet Campos, explicou que a ideia do encontro é antecipar os números sobre as vendas do comércio do DF. De acordo com a diretora, o workshop direciona os lojistas a traçarem novas metas e estratégias para que eles impulsionem as suas vendas. “Nossa pesquisa é feita de forma responsável para que o lojista possa corrigir ações e traçar planos que movimentem o seu empreendimento. Os lojistas precisam estar atentos para a reta final deste ano, assim conseguirão impulsionar os negócios e atrair mais clientes”, explicou Elizabet.

A palestrante do IF, a consultora Andrea Antinoro, começou a sua exposição ressaltando o momento de estabilização da atual conjuntura econômica do Distrito Federal. Ela mostrou os dados das vendas no comércio no mês de agosto (houve retração de -1,25%) e os dados de serviços (retração de -0,02%). Segundo ela, o comportamento das vendas influencia diretamente o mercado de trabalho. “A retração nas vendas em agosto foi um pouco maior do que a observada em julho. Porém, os números nos últimos três meses oscilaram entre 0,20 e -0,91, não apresentando quedas significativas como no início do ano. A perspectiva para o final do ano e primeiro semestre de 2017 é de recuperação”, explicou Andrea.

Em relação ao dia das crianças, os números da pesquisa do Instituto Fecomércio mostram que 43,8% dos empresários entrevistados estão otimistas e esperam vendas um pouco maiores do que em 2015. No ano passado, a expectativa positiva para vendas era de apenas 28,81%. Andrea explicou que o otimismo dos lojistas demonstra sinais de recuperação da economia. “O DF já consegue apresentar resultados melhores do que outros estados. Os gastos com presentes e comemorações na visão do consumidor devem ficar na média de R$ 200,37. O lojista acha que o cliente vai gastar apenas com o presente cerca de R$ 98,74”, explicou Andrea.

Ainda de acordo com a pesquisa, as promoções e visibilidade da loja irão concentrar aproximadamente 61,5% das estratégias que devem ser adotadas pelos lojistas para alavancar as vendas no Dia das Crianças. Dos consumidores entrevistados, 56% declararam que vão comprar algum presente e 44% declararam que não vão comprar. A pesquisa informa ainda que 59,5% dos consumidores preferem comprar em shoppings, 56,5% preferem pagar a vista e 40,1% declararam usar cartão de crédito para a compra dos presentes.

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.