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Instituto Fecomércio realiza workshop com lojistas do Boulevard Shopping

Com a finalidade de produzir indicadores mensais de desempenho do comércio varejista e mostrar a realidade econômica do DF para os lojistas, o Instituto Fecomércio realizou na manhã desta quinta-feira (14), no Boulevard Shopping Brasília, a quarta edição do Workshop Conjuntural 2016. Além disso, o encontro serviu para dar dicas de como se comportar em relação a preços, promoções e atendimento durante datas importantes para o comércio, como o Dia dos Pais.

A diretora executiva do Instituto Fecomércio-DF, Elizabet Campos, abriu o workshop. Ela explicou que a ideia do encontro é antecipar as informações sobre o comércio do DF de modo que os lojistas possam elaborar estratégias para que eles impulsionem as suas vendas. “Nossa pesquisa é feita de forma responsável para que o lojista possa corrigir ações e traçar planos que movimentem o seu empreendimento. Eles precisam estar atentos, assim conseguirão impulsionar os negócios e atrair mais clientes”, explicou Elizabet.

ifO economista da Fecomércio, José Eustáquio de Carvalho, também esteve presente no workshop e explicou que a expectativa da pesquisa reflete na atenção que os lojistas precisam ter ao observar o pensamento e o comportamento do consumidor. “Um ponto bastante pertinente é se planejar para ver quanto o lojista pretende gastar.  Além disso, é preciso investir na organização visual da loja”, afirmou.

A palestrante do encontro, a consultora Andrea Antinoro, começou a sua explicação falando sobre a conjuntura econômica no DF. De acordo com Andrea, o Distrito Federal passou por um momento delicado no início do ano com a recessão econômico que atingiu o país. Isso fez com que as vendas sofressem queda nas principais datas comemorativas do comércio. “A retração nas vendas deve se estabilizar. O momento é de atenção para que o lojista consiga gerenciar seus custos, equilibrar as vendas e se planejar para o ano que vem”, disse Andrea.

A consultora ressaltou ainda que é necessário recuperar as margens do passado mesmo que o cenário apresente índices positivos. “O lojista precisa sanar o prejuízo gerado pela crise, para que então ele consiga obter crescimento com o seu negócio”, enfatizou Andrea.

Em relação ao dia dos pais, os números da pesquisa do Instituto Fecomércio mostram que dos empresários entrevistados, a maioria, 64,7% declararam expectativa pessimista para vendas no Dia dos Pais em 2016, afirmando que esperam que as vendas sejam menores ou no máximo iguais as do ano passado. Apenas 35,3% declaram que aguardam vendas maiores que o ano de 2015. Andrea explica que a expectativa positiva está em queda desde 2013, encontrando seus piores patamares nos anos 2015 e 2016. “Os gastos com presentes na visão do consumidor devem ficar na média de R$ 208. A surpresa é que o lojista acha que o cliente vai gastar menos, cerca de R$ 98,74, indo na contramão de sua oportunidade de venda”.

Ainda de acordo com a pesquisa, entre os empresários entrevistados, 81,4% confirmam que irão utilizar estratégias específicas de vendas para o Dia dos Pais. Promoções/Descontos e Visibilidade da Loja irão concentrar aproximadamente 75,5% das estratégias que devem ser adotadas para alavancar as vendas no Dia dos Pais. A parcela de empresários assim que não sabe ou não irá adotar alguma estratégia especifica para as vendas no Dia dos Pais, reduziu de aproximadamente 30,40% (2015) para 18,6% dos lojistas que dependerão apenas do consumo espontâneo para aumentar suas vendas, nesta data promocional em relação a data anterior.

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