Instituto Fecomércio apresenta dados econômicos para lojistas de Taguatinga

Com o objetivo de mostrar a realidade econômica do DF para os lojistas, além de dar dicas de como se comportar em relação a preços, promoções e atendimento durante datas importantes para o comércio, como o Dia das Mães, o Instituto Fecomércio realizou na manhã desta quarta-feira (20), no Taguatinga Shopping, a segunda edição do Workshop Conjuntural 2016.

IF- II Woarkshop conjuntural no Taguatinga shopping-42A diretora executiva do IF-DF, Elizabet Campos, explicou que a ideia do encontro é conscientizar e informar os empreendedores sobre a atual situação econômica do País, com dicas e dados concretos. “Os números ofertados pelo instituto são de fundamental importância para informar os lojistas. Eles precisam estar atentos, assim conseguirão impulsionar as vendas e atrair mais clientes”, disse Elizabet. “Em tempos de crise, encantar o cliente é fundamental. As vezes o consumidor entra na loja para trocar algum item e acaba gastando o triplo apenas por ter sido bem atendido”, conclui.

A palestrante do encontro e consultora do IF, Andrea Antinoro, começou a sua explicação falando um pouco da atual conjuntura econômica do Distrito Federal. Ela demonstrou os dados de vendas no comércio no mês de março que teve uma retração de -5,30% e em serviços -1,02%. Segundo ela, o comportamento das vendas influencia diretamente o mercado de trabalho.

“A retração nas vendas no mês de março foi menor do que a observada em fevereiro, quando as vendas caíram 7,57%. Com isso, a redução nos postos de trabalho no setor do comércio foi menor, quando comparada com outros meses. Ou seja, o varejo está demitindo menos, o que significa que o setor está reagindo de alguma forma, se as vendas vão bem o mercado de trabalho fica estável”, explicou Andrea.

A consultora ressaltou ainda que no setor de serviços, no mês de março, o segmento que teve maior destaque foi o de capacitação e treinamento, com elevação de 15,74% nas vendas. Segundo ela, outro fator que mostra que o varejo brasiliense está acordando para a crise e investindo em capacitação de funcionários. “As empresas que demandam esse tipo de serviço estão investindo bastante em novas modelagens, o que ajuda o comércio a se destacar nesse momento de crise econômica e política”, diz.

Em relação aos dados da expectativa para o Dia das Mães 2016, a analista diz que os números da pesquisa do Instituto Fecomércio mostram, novamente, assim como na Páscoa, que os lojistas estão mais pessimistas do que os clientes. “Enquanto 70,8 % dos clientes pretendem comprar presente para o dia das mães, 68,3% dos lojistas declararam expectativa pessimista para as vendas no período”, disse.  “Isso mostra que os o consumidor está mais otimista que o lojista, isso é muito ruim, pois os vendedores acabam passando esse pessimismo na hora de vender e conquistar o cliente, o que acaba minando a maioria das vendas”, concluiu.

Já a administradora do Taguatinga Shopping, Eliza Ferreira, agradeceu pelo evento e pelas informações prestadas aos empresários do centro de compras. “Estamos sentindo na pele a redução do consumo, mas seguimos trabalhando para reverter esse quadro. No mês das mães vamos sortear um carro para atrair os clientes. Porém, acredito que a bola da vez está com os lojistas que precisam motivar os seus atendentes e ter um esforço maior para contarmos com um shopping bonito e receptível durante o período de compras para o Dia das Mães”, disse. “ Apostamos que juntos vamos superar essa crise , agora temos o Dia das Mães e o Dia dos Namorados para reverter esse quadro negativo”, afirmou.