Inscrições abertas para o Prêmio Sesc do Teatro Candango

Estão abertas até o dia 14 de outubro as inscrições para as companhias interessadas em participar da 13ª edição do Prêmio Sesc do Teatro Candango. Serão premiados os melhores nas categorias: Espetáculo Adulto (R$ 8 mil); Espetáculo Infantil (R$ 6 mil); Espetáculo de Rua (R$ 4 mil); Direção, Atriz e Ator (R$ 2,5 mil cada); Dramaturgia, Cenografia, Figurino, Iluminação e Sonoplastia (R$ 2 mil cada). A instituição distribuirá aos vencedores troféus e quantia em dinheiro, que neste ano totaliza R$ 35,5 mil.

O assistente de Ações Culturais do Sesc-DF, Rogero Torquato, revela que a novidade deste ano é a inclusão da categoria espetáculo de rua. “O nosso objetivo com o prêmio é estimular a produção teatral e ampliar o espaço institucional na área da cultura. Neste ano, teremos a novidade de premiar os espetáculos de rua. Com isso, queremos incentivar a democracia do acesso cultural aos espectadores”, destacou. Vale ressaltar que essa é a única mostra competitiva de artes cênicas do Distrito Federal e tem como diferencial o fato de homenagear diversos artistas do teatro brasileiro.

A Comissão Julgadora, formada por críticos e profissionais da área, escolherá cinco peças adultas para serem encenadas no Teatro Sesc Garagem (Sesc 913 Sul) no período de 22 a 27 de novembro, sempre às 20h; três espetáculos infantis no teatro Paulo Gracindo no Sesc Gama, entre 22 e 25 de novembro, às 15h, além de três espetáculos de rua, que se apresentarão no Setor Comercial Sul, nos dias 22 a 26 de novembro, às 12 horas.

A revelação dos vencedores está prevista para ocorrer no dia 6 de dezembro. Além dos premiados, serão indicadas três peças adultas, uma de rua e uma indicada como melhor espetáculo para participar da programação local do Festival Palco Giratório – Brasília 2017, concorrendo, posteriormente, a uma possível inserção no projeto nacional de 2018.

Podem competir somente peças teatrais produzidas no Distrito Federal, desde que não tenham concorrido em outras edições da seletiva. Para participar, é necessário entregar o material de inscrição no Teatro Sesc Garagem, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. O número de trabalhos enviados por cada grupo teatral é livre, porém apenas um será escolhido para a seleção.

Sobre o Prêmio – Desde 2004, o Prêmio Sesc do Teatro Candango revela talentos e incentiva a divulgação dos trabalhos cênicos de atores, diretores e companhias teatrais da cidade. O ator Juliano Cazarré, da Rede Globo, já foi premiado como melhor ator na edição de 2005. Agraciado em diversas categorias em 2010, o espetáculo Cru, com direção de Sérgio Sartório e Alexandre Ribondi, foi adaptado para o cinema e escolhido como Melhor Filme, no Festival de Cinema de Brasília de 2011. Já foram homenageados Paulo Goulart, Nicete Bruno, Milton Gonçalves, Hugo Rodas, Nathália Timberg, Paulo Gracindo Júnior, Murilo Grossi e Ariano Suassuna.

Prêmio Sesc do Teatro Candango

Inscrições: 19/9 a 14/10