Inflação de janeiro diminuiu no DF em relação a dezembro de 2016

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) divulgou na tarde desta terça-feira (14) os números do Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA). No Distrito Federal, o índice registrou recuo de 0,4 ponto percentual na comparação de janeiro de 2017 com o mês anterior. Das 13 capitais brasileiras cujos números foram levantados, apenas outras três apresentaram queda na inflação: Campo Grande (- 0,14%), São Paulo (- 0,12%) e Recife (- 0,11%). Com maior impacto, o grupo de consumo de transporte teve peso de 0,42 ponto porcentual no IPCA por conta dos reajustes de 25% nas tarifas de ônibus. No entanto, o aumento nesse setor foi menor que em dezembro, quando os preços das passagens aéreas subiram e fizeram com que a inflação aumentasse 0,84 ponto percentual em relação a novembro. Mesmo com variação menor do que em dezembro, Brasília teve a maior inflação do País em janeiro, seguida por Vitória (0,69%). Nos últimos 12 meses, é a sexta menor acumulada, com 5,41%.