fbpx

Hotéis do DF investem em serviços para moradores da cidade

Não são apenas os hóspedes em viagem que podem usufruir dos serviços oferecidos pela rede hoteleira do Distrito Federal. Com o intuito de manter a rotatividade de pessoas e atrair mais gente da cidade, hotéis do DF estão oferecendo café da manhã, almoço, jantar, promoção de happy hour, aluguel de garage, salas de eventos e ainda descontos nas diárias do final de semana para os brasilienses. O intuito é disseminar a ideia de que não precisa se hospedar para apreciar os serviços oferecidos na rede de hotelaria local, além das empresas criarem formas de aumentar o faturamento no final do mês.

boletimzÉ o caso do Naoum Hotel, localizado no Setor Comercial Sul, que terceiriza a garagem para poder alugá-la para pessoas físicas e jurídicas que trabalham no centro de Brasília. A gerente geral do hotel, Bete Mendes, explica que os hóspedes que viajam de carro são poucos e a maioria se hospeda nos finais de semana. “Hoje nós temos 150 vagas de garagem e utilizamos uma média de cinco vagas com os hóspedes, o resto é alugada para gente da cidade que trabalha por aqui, pois depois das 9h não há vagas aqui perto”, disse Bete.

A gerente afirma que é mais lucrativo terceirizar esse tipo de serviço do que o hotel administrar o departamento. Para ela, a despesa com funcionários e a logística seria inviável para o empreendimento controlar. “Se não fosse terceirizado, a garagem provavelmente não seria aberta ao público”, apontou. Bete diz que o brasiliense ainda não tem o hábito de usufruir de serviços oferecidos pela rede hoteleira local. “A maioria não sabe que funciona para público externo ou acreditam que é algo muito caro”, diz.

Os serviços do restaurante também são abertos ao público, assim como as salas para eventos. “Se o grupo quiser fechar um bufê ou um menu à la carte, também oferecemos”, explica. Bete aponta que 30% das refeições servidas mensalmente são para pessoas que não estão hospedadas no hotel. E 20% do faturamento mensal do estabelecimento são de serviços oferecidos para não hóspedes.

// Refeições

O hotel S4, localizado em Águas Claras, desde que foi inaugurado, em junho de 2014, tem a proposta de atrair os moradores do local para frequentar o empreendimento. A gerente de hospedagem, Natália Vale, explica que todas as refeições feitas no restaurante são oferecidas para o público externo. “No início, por conta da divulgação, as pessoas não sabiam muito e o movimento de pessoas fora do hotel era o mínimo e depois da divulgação muitas pessoas começaram a frequentar”, diz. Só no café da manhã, o hotel recebe uma média mensal de 400 pessoas não hóspedes para se servirem no estabelecimento.

Café da manhã, almoço, happy hour e jantar juntos, recebem 600 pessoas por mês. “A cobrança é por pessoa, no valor de R$ 17 no café da manhã. Já no almoço e no jantar o preço é a quilo no valor de R$ 49,90. Sempre tem promoção de happy hour também para atrair o público externo. A maioria das pessoas que vem fazer as refeições aqui é moradora de Águas Claras mesmo”, aponta Vale.

Outra estratégia para atrair ainda mais os clientes, são promoções nas diárias nos finais de semana. “Elas ficam mais baratas durante o final de semana do que na semana, é a tarifa atrativa, exatamente para receber os brasilienses”, diz. Em média, por final de semana, o hotel hospeda 400 pessoas. Além disso, oferece salas para eventos. Em 2015, o empreendimento recebeu mais de 180 eventos.

O pastor evangélico, Mahatma Lopes, 35 anos, é um dos frequentadores assíduos dos cafés da manhã do hotel e diz que esse serviço é o ideal para quem tem uma vida atarefada. “Facilita, pois vivemos em um tempo corrido e poder ter a praticidade de usufruir de um serviço como esse, de qualidade a baixo preço, e perto da nossa própria moradia facilita a agenda do dia, é muito agradável. Hoje, por exemplo, estou aqui tomando o café e fazendo uma reunião”, contou.

// Hospedagem promocional

Outro empreendimento que está de olho no público local é o Royal Tulip Brasília Alvorada, localizado às margens do Lago Paranoá. Chamado de resort urbano, o gerente geral do complexo, Jean Nogueira, aponta que Brasília é uma cidade voltada mais para turistas que vem a negócios do que a lazer. Dessa forma, o hotel faz uma programação especial aos finais de semana com o objetivo de atrair as famílias de Brasília e também do Centro-Oeste. “Também vem muita gente de Anápolis e Goiânia se hospedar com a gente sábado e domingo”, diz.

Nogueira conta que o produto do hotel é diferenciado e a cada final de semana tem uma programação nova para crianças e adultos. “Fazemos atividades na área da piscina, orquestra de cordas ao pôr do sol, oficina gastronômica com as crianças, feijoada”, explicou o gerente geral do complexo. Segundo ele, 75% do público aos finais de semana são de moradores da cidade.

Outro serviço que foi implementado para atrair o público que não se hospeda no hotel é o SPA. Segundo Noegueira, a procura por tratamentos de beleza é grande, tanto que o empreendimento estuda o projeto de abrir uma academia dentro do hotel para pessoas da cidade poderem frequentar. “A gente está sempre inovando, outra vez colocamos cabanas em vez de berço para as crianças dormirem nos quartos, fazemos sessão de cinema, promovemos eventos exclusivos, como no Dia dos Namorados, que foi realizado um jantar romântico para poucos casais brasilienses”, destaca o gerente.

 

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.