Guará vira o jogo contra o Ceilândia e se torna campeão da Copa Brasília de Futsal 2021

O título de campeão da Copa Brasília de Futsal 2021 foi decidido neste sábado (20), em jogo disputadíssimo, no ginásio do Centro de Atividades Sesc Ceilândia Bartolomeu Gonçalves Martins, com vitória da equipe do Guará por 4 x 3 contra os anfitriões da cidade, o Ceilândia. O resultado de virada dos guaraenses levou a torcida a loucura com muita festa e aplausos aos jogadores. O Guará já havia conquistado um título em 2016, dois vices em 2013 e 2017 e agora alcança o bicampeonato da competição. A Copa Brasília de Futsal é uma parceria do Sesc-DF com a Globo e chegou este ano à sua  14ª edição contemplando a participação de todas as 33 Regiões Administrativas do Distrito Federal.

Com público liberado parcialmente para a grande final neste sábado, o torneio marcou a retomada das atividades esportivas do Sesc-DF. O presidente do Sistema Fecomércio do Distrito Federal (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio), José Aparecido da Costa Freire, esteve presente e disse que o esporte é uma das principais formas de educação. E que por isso deve ser incentivado sempre.

“É com muita alegria que organizamos mais uma edição desse torneio que é tão importante para nossa cidade. Sucesso total nossa parceria com a rede Globo Brasília e esperamos que dure por muitos anos. Agradecemos as participações de todas as regiões administrativas que engrandeceram nosso torneio. Vamos continuar incentivando o esporte porque entendemos o quanto isso é valioso e o quanto ele educa as pessoas. Parabéns a torcida que também se comportou de forma exemplar seguindo todos os protocolos de segurança”, disse o presidente.

Torcedor do time do Guará, o deputado distrital Rodrigo Delmasso prestigiou a grande final e vibrou muito com o título da sua cidade. “Muito bacana ver o Guará ser bicampeão dessa copa e parabenizar o Sesc por toda a estrutura e por estar voltando as atividades normais. Era isso que a família de Brasília precisava”, disse Delmasso.

O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva, ressaltou que a competição marcou o reencontro seguro da população com as atividades esportivas da instituição. “Para o Sesc é uma alegria imensa contribuir com o esporte. Participando desse momento importante com volta do público, com segurança e com todos os protocolos sanitários cumpridos. Estamos muito felizes por poder de novo compartilhar esse congraçamento que o esporte nos proporciona. E sobretudo nessa competição que nós promovemos há tantos anos e que, em um momento como esse de reencontro da população com os eventos, é fundamental a nossa atuação e proatividade de caminhar junto com a população”, destacou Valcides.

Representando a rede Globo, o gerente de programação da emissora, Marcelo Werner, compareceu a grande final e disse que a parceria com o Sesc tem trazido importantes resultados. “O saldo foi positivo levando em consideração o real cumprimento do decreto do GDF e todos os cuidados. E ter a torcida perto dos jogadores fez a diferença. Isso é importante e mostra que a sociedade está numa retomada positiva com todas as medidas sendo respeitadas. É importante ressaltar também que essa parceria entre Globo e Sesc tem dado certo e vamos dar continuidade”, disse Marcelo Werner.

Também marcaram presença na final do torneio o deputado federal Julio Cezar Ribeiro, o secretário de desenvolvimento econômico, Márcio Faria Júnior, a secretária de esporte e lazer do DF, Giselle Ferreira de Oliveira, o administrador da Ceilândia, Fernando Fernandes, o  presidente do Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes (Sindvamb-DF) e conselheiro do Sesc-DF, ​Bartolomeu Gonçalves Martins e o presidente do Sindicato das Empresas de Produção de imagens, Fotografias, Filmagens e Profissionais Autônomos do Distrito Federal (Sinfoc-DF), Lázaro Donizetti dos Santos.​

O Jogo
Em um primeiro tempo bastante estudado, quem saiu na frente foi o Guará, com um gol marcado com 4 minutos de jogo, 1 x 0. Após balançar as redes, a equipe guaraense passou a ser mais agressiva no jogo. Já o time do Ceilândia apostava em contra-ataques. O Guará insistiu em jogadas pelas laterais e infiltrações que esbarraram na forte marcação do Ceilândia.

Quase na metade da primeira etapa, o Ceilândia foi pra cima e arrancou o empate em jogada bem trabalhada. Aos poucos, a equipe foi se soltando até alcançar a virada no jogo, 2 x 1 para o Ceilândia antes mesmo de acabar o primeiro tempo. Aos 9 minutos do segundo tempo, o Ceilândia ampliou o placar para 3 x 1. Mas o Guará não desistiu e descontou com 10 minutos da segunda etapa, Ceilândia 3 x 2 Guará. O gol animou a equipe que se lançou no ataque até arrancar o empate na metade da partida, 3 x 3. Depois disso, só deu Guará e com pouco menos de 2 minutos para acabar a partida virou o jogo para 4 x 3, incendiando a torcida.