Governo federal anuncia Plano Nacional de Defesa Agropecuária

O Ministério da Agricultura lançou nesta quarta-feira (6), em cerimônia no Palácio do Planalto, o Plano Nacional de Defesa Agropecuária, que tem como objetivo aprimorar a fiscalização e a defesa agropecuária de todo o Brasil, além de estabelecer estratégias para evitar e combater pragas em lavouras e doenças nos rebanhos. O anúncio do plano foi feito pela presidente Dilma Rousseff. O governo federal também apresentou a regulamentação da lei que estabelece o uso de medicamentos genéricos veterinários. O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, esteve presente na solenidade, representando o presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Antônio de Oliveira Santos, que não pode estar presente. Adelmir também é vice-presidente da CNC.

“São medidas que irão desburocratizar algumas ações que já eram desenvolvidas na área de marcos regulatórios. Acredito que com isso teremos um avanço significativo na forma de certificação e liberação de produtos”, ressaltou o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. “A regulamentação de medicamentos genéricos é outro ponto de significativa importância, pois irá baratear os produtos e facilitar a vida dos pequenos agricultores”, completou.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, disse que o objetivo do plano é sinalizar aos consumidores brasileiros e estrangeiros que o Brasil dará prioridade à questão sanitária. Kátia Abreu ressaltou ainda que o Plano de Defesa Agropecuária fortalecerá o combate contra a aftosa. “Na América do Sul, estamos fazendo cooperação com a Venezuela para que possamos colaborar e findaremos a aftosa. Seremos o primeiro continente do mundo livre da aftosa”, prometeu.