Governador conhece projeto Marca Brasília em reunião com Francisco Maia

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, se reuniu no início da tarde desta sexta-feira (11), no Palácio do Buriti, com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio), Francisco Maia. Eles conversaram sobre iniciativas para alavancar o desenvolvimento econômico da capital federal. Maia apresentou ao governador o projeto Marca Brasília, que a partir de um concurso público elegeu por votação popular uma identidade visual para representar a cidade.

Ibaneis agradeceu a visita e se interessou pela marca eleita, inclusive com a possibilidade de utilização em regiões administrativas com o intuito de promover a capital federal. Francisco Maia presenteou o governador com uma réplica da marca e ressaltou os pontos fortes da identidade visual, destacando a sua importância para fortalecer o turismo brasiliense. “O design da marca apresenta traços que remetem às principais obras do arquiteto Oscar Niemeyer, além da cor em destaque na imagem ser azul, que remete ao maravilhoso céu de Brasília”, explicou Francisco Maia.

A iniciativa do concurso Marca Brasília surgiu a partir do entusiasmo da presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do DF (ADVB), Cláudia Maldonado, que na época, em 2017, junto com Francisco Maia pela Fecomércio, mobilizou o trade turístico, agências de comunicação, associações, veículos de comunicação e sindicatos para realização do concurso. Lançado em abril daquele ano, o processo foi aberto a toda a sociedade. Os participantes foram orientados a oferecer a sua visão de Brasília traduzida na forma de uma marca a partir de premissas como a essência e a singularidade, atributos urbanísticos e vocação turística.

Ao longo do processo de inscrição foram apresentados 515 trabalhos. A marca eleita foi anunciada no dia 30 de novembro de 2017 e a identidade visual escolhida remete às obras arquitetônicas de Brasília. Os autores da marca vencedora são os jovens Igor Guimarães Borges e Matheus Gomes de Vasconcelos. A marca serve para promover a cidade, transmitir uma imagem positiva de Brasília e incentivar projetos que ajudem a fortalecer o turismo e a sua cadeia produtiva.