fbpx

Frente Parlamentar em Defesa da Profissão de Bombeiro Civil será lançada na Câmara Legislativa

Com o intuito de fortalecer a profissão de bombeiro civil e criar um mercado competitivo para as empresas do segmento, será lançado nesta segunda-feira (6), às 19h, na Câmara Legislativa do DF, a Frente Parlamentar em Defesa e Desenvolvimento da Profissão de Bombeiro Civil. As principais ações que serão desenvolvidas pelo o grupo visará o crescimento do setor, criado em 2009, para substituir a profissão de brigadista – atualmente, são três mil profissionais e cerca de 80 empresas no DF — 30 são de formação e 50 prestadoras de serviços.  A criação da frente foi proposta pelo deputado distrital Rafael Prudente (PMDB) e pela deputada distrital Celina Leão (PPS).

Sindicatos-

O presidente do Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços e Especializadas em Bombeiro Civil do Distrito Federal (Sepebc-DF), Aldo Magalhães, acredita que a criação da frente em prol da profissão de bombeiro civil é um marco inicial para criar-se um mercado competitivo na capital da República. “A ideia é dar força para o mercado de bombeiro civil em Brasília, profissão já regulamentada, conhecida antigamente como os brigadistas. Também é de extrema importância para começar um trabalho político e elaborar estudos que supram a necessidade da profissão” diz Aldo Magalhães.

Aldo explica que existe a necessidade do número de profissionais dobrar para atender a demanda de serviço. “O sindicato representa todas as empresas do segmento de Bombeiro Civil. As empresas são credenciadas junto ao Corpo de Bombeiros Militar. Hoje, os empreendimentos se distribuem em empresas de formação e aquelas que prestam o serviço”, salienta Aldo Magalhães. Ele explica ainda que os Bombeiros Civis são de extrema necessidade, tanto para a segurança das edificações, quanto para segurança da população.

Fundado em 2009, o Sepebc é a primeira entidade sindical patronal do País a representar o segmento de Bombeiros Civis. A entidade filou-se a Fecomércio-DF no mês de fevereiro deste ano com o intuito de fortalecer a categoria.