fbpx

Francisco Maia deixa legado humanitário de assistência social e uma marca de inovação e integração do Sistema Fecomércio-DF

Faleceu na manhã desta quarta-feira (17), aos 71 anos, em decorrência de complicações provocadas pelo Covid, o presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia. O pioneiro de Brasília deixa uma marca, sobretudo, de inovação, integração e responsabilidade social. Empresário dos segmentos de hotéis e de comunicação, Francisco Maia assumiu o Sistema Fecomércio-DF no dia 6 de fevereiro de 2019, procurou integrar, fortalecer e reestruturar as instituições – dando voz aos sindicatos, atendendo a população mais carente e unindo os empresários do comércio da capital do País.

Como presidente da Fecomércio, do Sesc e do Senac no DF, Francisco Maia deixa um legado histórico de combate à pandemia do coronavírus e de luta contra a fome e a desigualdade social. Assim que a pandemia surgiu, no primeiro trimestre de 2020, ele não mediu esforços para auxiliar a população e os empresários. Foram diversas ações: disponibilização de crédito junto ao BRB; doação de marmitas, sopas, máscaras e testes para a população. Também foi realizada uma campanha para ajudar os pequenos negócios, os mais afetados pela crise.

Em 2019, primeiro ano de seu mandato, ele deu início a um dos projetos mais ambiciosos da Fecomércio: o Natal Sempre Monumental, uma festa idealizada para alavancar a economia da cidade, estimulando o turismo e as vendas. Nascido em Teresina (PI), Francisco Maia Farias foi criado em São Luís (MA) até os 13 anos, quando se mudou para Brasília em 1963 e adotou a cidade para viver. Ele deixa esposa, três filhos e seis netos.

Formado em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), trabalhou nos principais veículos de comunicação da cidade durante a década de 70, tendo passado por Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Rádio Nacional e Diário de Brasília, até virar empresário e montar seu próprio negócio na área de comunicação social.

Foi pioneiro no segmento de produtoras de vídeo e, posteriormente, virou empreendedor no setor de eventos e hotelaria. No turismo, ele criou, com apoio de diversas entidades, a Marca Brasília e promoveu o DF como um grande destino turístico. Modernizou a gestão do Sistema Fecomércio-DF, procurou sanear as entidades e inovar com bandeiras como a criação de um corredor cultural na W3 Sul. Também abraçou projetos como o Fome de Música, que por meio de lives arrecadava alimentos para entidades sociais.

Ações

Sabendo da importância em buscar a autosustentabilidade dos sindicatos que compõem a Fecomércio-DF, a gestão de Francisco Maia remodelou o trabalho e assessoria prestada para os sindicatos. Em 2019, foi lançado um novo modelo de gestão do núcleo de atendimento sindical apoiado na inovação e busca por novas fontes de receita. Com essa diretriz, foram realizados três encontros sindicais para dar novo direcionamento as entidades patronais do comércio brasiliense.

Outro destaque foi a criação de novas câmaras setoriais para discutir e aprimorar o setor terciário em Brasília. Em 2019, foram lançadas as câmaras de tributação e finanças públicas; de mulheres empreendedoras; e de economia criativa. Além disso, foi relançada a câmara de inovação e tecnologia da informação. A câmara de turismo e hospitalidade, lançada em 2016, presidida por Francisco Maia, trabalhou incansavelmente pelo crescimento do turismo e realizou grandes projetos. Em 2020, a câmara de comércio Argentina – Distrito Federal foi a última lançada.

Com a missão de contribuir para qualidade de vida, o Sesc manteve a promoção de atendimento nas áreas de educação, saúde, esporte, alimentação, cultura, ação social, turismo e lazer. Outro projeto que ganhou força com Francisco Maia foi o Mesa Brasil, um programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos.

O Senac-DF, por sua vez, se tornou uma instituição com capacidade de levar ao cidadão o sucesso pessoal e profissional – munindo as pessoas de conhecimento e habilidades para o sucesso no mercado de trabalho. Um dos destaques foi o programa Senac de gratuidade. Ainda na área de educação, a instituição fechou acordo com Sebrae-DF. A finalidade foi a de criar uma atuação conjunta em ações direcionadas para a educação empreendedora nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Senac.

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.