Federações querem ampliar competitividade do Centro-Oeste

por acm

A Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Distrito Federal sediou nesta terça-feira (5) o 7º Encontro do Fórum das Entidades do Setor Produtivo do Centro-Oeste. O grupo ajuda a fomentar novos projetos e decisões políticas e econômicas em toda a cadeia produtiva da região. No encontro, foram tratados assuntos como a Medida Provisória 599 – que prevê a compensação federal de perdas futuras dos governos regionais com a unificação da alíquota do ICMS.

“O ICMS é sempre um assunto recorrente, além de ser um tema de extrema importância para os setores produtivos”, disse o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. O projeto “Centro-Oeste Competitivo”, que tem como objetivo traçar um planejamento estratégico da infraestrutura de transporte e logística de cargas nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal também foi tema da reunião.

A primeira fase do programa consistiu na mapeação dos eixos e das estradas que cortam a região central do Brasil. “O nosso objetivo principal é de integrar física e economicamente os estados envolvidos no estudo e as demais regiões do Brasil e países sul americanos”, disse o representante da empresa Macrologística, Olivier Girard, contratada para fazer o estudo. O próximo encontro do fórum será em Goiânia, em 30 de abril. Além dos integrantes do setor produtivo, também esteve presente na reunião o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya.

Almoço

Antes do encontro, ocorrido no início da tarde, a Fecomércio-DF ofereceu um almoço de negócios, no restaurante Coco Bambu (Setor de Clubes Sul), para os presidentes das federações. Também participaram o Secretário de Fazenda do Distrito Federal, Adonias dos Reis Santiago; o coordenador da bancada brasiliense no Congresso Nacional, deputado federal Luiz Pitman; o senador Rodrigo Rollemberg; e o superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado.

No almoço, as autoridades ressaltaram a importância do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), medida aprovada recentemente pelo Senado, que prevê investimento de R$ 1,4 bilhão em recursos disponibilizados pelo Tesouro Nacional. “Essa é uma vitória de todos os setores envolvidos. Com essa medida, teremos novas oportunidades de investimento nas áreas mais necessitadas”, afirmou Marcelo Dourado.

Já o deputado federal Luiz Pitman, elogiou a iniciativa do setor produtivo em promover discussões mais amplas no fórum. “O importante é que seja construído algo sólido e que o resultado seja em prol da geração de emprego e renda para a população.” O senador Rodrigo Rollemberg defendeu a união dos empresários e da classe política. “Se nos unirmos em torno da região Centro-Oeste, podemos colher resultados significativos, em termos econômicos e políticos”, afirmou.

Fórum

O fórum agrega as federações de comércio, indústria e agricultura e pecuária dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal. A reunião ocorreu no Setor Comercial Sul, Qd. 06, Ed. Newton Rossi, 6º andar, na sede da Fecomércio-DF.

Foto: Joel Rodrigues/ Fecomércio-DF.