fbpx

Fecomércio vai homenagear empresários pioneiros com mérito Mercador Candango

O Mérito Mercador Candango, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), chega à sua oitava edição em 2015 e está marcado para ocorrer no dia 15 de julho, em uma cerimônia na casa de festas Hípica Hall, às 20h, para 900 pessoas. O prêmio é um reconhecimento ao trabalho dos empresários que acreditam no desenvolvimento de Brasília. Desde a sua criação, em 2003, 97 personalidades já receberam o mérito.

O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, ressalta que o Mérito Mercador Candango valoriza os empresários que ajudam a gerar emprego e renda na capital do País. Segundo Adelmir, é necessário manter as empresas da cidade em evidência. “Gerir um negócio no Brasil é um desafio diário, por isso é de grande importância valorizar esses heróis que batalham diariamente para manter a economia local aquecida e gerar emprego mesmo em tempos de crise”, destaca.

Entre os quesitos para a escolha dos homenageados está a longevidade do estabelecimento e sua importância para a população da cidade. Na última edição, realizada em 2013, 15 empreendedores foram condecorados. Este ano, o número se repete. Serão homenageados os empresários: Akihiko Okada (Tókio Supermercados), Avaldir Oliveira (CTIS), Carlos Recch (Posto Nenen’s), Cecin Sarkis Simão (Cecin Sarkis), Cleuza Ferreira (Magrella), Cristina Boner (Grupo TBA Informática), José Carlos Daher (Hospital Daher), José Celso Gontijo (JC Gontijo), Julio Cesar Peres (Incorporadora IPE-Omni), Luiz Cesar Cunha Sales (Unicom), Moema Leão (Casa Cor), Nilton Alves Ferreira (Centro Educacional Delta), Ramez Lutfalla (São Geraldo), Stephanny Oliveira (Stephanny’s Haute Coiffure) e Wlanir Santana (WS Modas).

A escolha dos mercadores começou nas bases sindicais da Fecomércio. Os sindicatos filiados a Federação apresentaram sugestões de nomes. Uma comissão de jurados escolheu os agraciados. O júri foi composto pela jornalista e proprietária da Engenho Criatividade & Comunicação, Kátia Cubel; pelo ex-senador e presidente emérito da Associação Comercial do DF, Lindberg Aziz Cury; pela professora, escritora e jornalista do Correio Braziliense Dad Squarisi e pelo empresário e ex-deputado federal Osório Adriano Filho.

“É importante ressaltar que os diretores e participantes da Fecomércio não podem ser homenageados. Dessa forma, foi criada uma comissão, constituída de pessoas que estão na cidade há muitos anos e que conhecem bem Brasília, para avaliar os nomes que foram sugeridos pelos sindicatos que estão na base da Federação. Essa comissão é alterada a cada edição, mas sempre constituída de pessoas notórias”, explica Adelmir.

 

Perfil dos homenageados:

 Akihiko Okada, 82 anos, nasceu na província de Hokkaido, no Japão. Veio para o Brasil em 1955 e chegou em 1964 em Brasília. Casado, tem cinco filhos, cinco netos e um bisneto. Graduado em Veterinária no Japão, no mesmo ano de sua chegada em Brasília inaugurou o Tókio Supermercados, que iniciou as suas atividades com o nome de Casa Tókio, em Taguatinga. Com o ingresso de seu filho mais velho no negócio, Akihiko viu a possibilidade de crescimento e abertura de novas unidades, iniciando a expansão que tornou possível a presença do supermercado em várias localidades. Em 2014, a empresa completou 50 anos de atuação.

 Avaldir da Silva Oliveira63 anos, nasceu em Mairipotaba (GO). Vive em Brasília desde 1972. Casado, tem três filhas e seis netos. Formou-se em Matemática em 1978 e em Administração de Empresas em 1981, pelo UniCeub. Em 2004, especializou-se em Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais pela INSEAD, na França. É fundador da CTIS Tecnologia, que atua no segmento de informática há 31 anos, onde é diretor-presidente. Foi vice-presidente da Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações do DF de 1994 a 1998. Entre 1998 e 2000 foi presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Distrito Federal (Sindesei).

Carlos Recch, 81 anos, nasceu em Belo Horizonte (MG) e chegou a Brasília em 1964. Casado e pai de cinco filhos, Recch se formou em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1956. Iniciou suas atividades na capital federal com uma Distribuidora e Transportadora Interestadual de Petróleo, trazendo combustível para Brasília. É proprietário do posto Nenen’s em Taguatinga, que conta com loteria, bar, restaurante e um salão de festas para terceira idade, reunindo centenas de pessoas nos finais de semana. Foi presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do DF (Sindicombustíveis) de 1993 a 2004. Também atua no setor de agropecuária.

Cecin Sarkis, 64 anos, nasceu em Uberlândia (MG). É casado com Darc Sarkis e têm três filhos que dão continuidade ao trabalho da empresa, uma revendedora de material elétrico e de construção (Cecin Sarkis). Veio para a capital federal ainda em 1959. Em 1978, seguindo a tradição da família, iniciou a atividade como empresário no setor de material elétrico, ao abrir a primeira loja da rede, na Asa Norte. Mais tarde, expandiu para o Setor de Indústria e para Águas Claras. É considerado um dos empresários mais ativos da economia local, tendo sido presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção do DF (Sindmac), de 2006 a 2014.

Cleuza Ferreira, 65 anos, nasceu na cidade de Campo Florido (MG). Chegou à capital federal em 1958, dez anos depois se formou em História na Universidade de Brasília (UnB). Mãe de dois filhos, começou a se aventurar no empreendedorismo em 1969, quando criou a Magrella, a reconhecida loja multimarcas de Brasília e uma das mais importantes do setor de vestuário do País. Prestes a completar 45 anos de história, a Magrella é considerada inovadora sem perder o clima acolhedor.

Cristina Boner, 54 anos, nasceu em Ribeirão Preto (SP). Casada, mãe de três filhas, chegou à Brasília com 15 anos. Formou-se em 1989 em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Brasília. Em 1992, abriu a sua primeira empresa, a TBA, para revender softwares. Com dois anos, a empresa ganhou o prêmio de melhor prestadora de serviços da Microsoft na América Latina. Em 2009, criou o Grupo Globalweb com outros sócios. Dentro da holding, montou  empresas que atendem diferentes necessidades dos clientes. Atualmente, são seis negócios, que prestam serviços como construção de redes corporativas, armazenamento de dados na nuvem e terceirização de serviços em TI.

José Carlos Daher, 70 anos, nasceu no Rio de Janeiro e chegou a Brasília em 1972. Casado há 30 anos e pai de quatro filhos, Daher se formou em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1968. Em 30 de novembro de 1979, seis anos após sua chegada a Brasília, inaugurou a Clínica Daher de Cirurgia Plástica. Em 2000, a Clínica transformou-se no Hospital Daher Lago Sul. Hoje, tem 150 leitos, entre UTI, apartamentos, pronto-socorro, centro clínico e enfermaria. Daher participa de congressos nacionais e internacionais e é autor de várias técnicas originais e atualizações na cirurgia plástica.

José Celso Gontijo, 71 anos, nasceu em Bom Despacho (MG) e graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1967. No mesmo ano veio trabalhar em Brasília, onde se casou em 1970. Têm três filhas e quatro netos. Em 1980, junto com Fernando Queiroz, fundou a Via Engenharia. Após 21 anos de realizações no mercado de obras públicas e imobiliárias, em 2001 a Via Engenharia foi separada. Em 2004, José Celso criou a JC Gontijo, empresa que construiu mais de dois milhões de metros quadrados no DF, realizando empreendimentos residenciais, comerciais, shopping e loteamentos de alto padrão. José Celso também é sócio de três shoppings: Taguatinga Shopping, Florida Mall e Shopping Sul (GO).

 Julio Cesar Peres, 60 anos, nasceu em São Paulo. Casado, têm dois filhos. Aos cinco anos, mudou-se para Brasília com a família. Em março de 1961, seu pai fundou a Construtora Ipê, em Taguatinga. De 1975 a 1977, foi professor de matemática. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB). Em 1985, reativou a empresa fundada pelo pai, uma das desbravadoras no setor imobiliário. Em 1997, firmou parceria com a Empresa Omni e foi fundada a Incorporadora IPE-Omni, responsável pela construção de diversos imóveis residenciais e comerciais no DF. No ano de 2011, assumiu a presidência do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), sendo reeleito em 2013. Em 2015, licenciou-se e assumiu a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos do governo local.

Luiz Cesar Cunha Sales –  nasceu em Uberlândia (MG) e se formou em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de São Paulo. É casado há 38 anos e pai de dois filhos. Veio para Brasília na década de 70 e em 1981 fundou uma pequena loja de materiais médico-hospitalares. Dois anos depois, a primeira drogaria do Grupo Unicom foi inaugurada na mesma avenida, a Rua das Farmácias, na Asa Sul. No ano de 2000, apostou na nova política de medicamentos brasileira e inaugurou a Drogaria Genérica – primeira especializada no Brasil. Atualmente, o grupo conta com 20 unidades e mais de 500 colaboradores capacitados em Brasília, Goiânia (GO) e Palmas (TO).

Moema Leão, 69 anos, nasceu em Rio Verde (GO) e chegou a Brasília em 1971. Casada e mãe de quatro filhos, Moema se formou em História da Arte e Decoração, em 1974. Em 1979, abriu o Antiquário de Móveis Brasileiros, sua primeira empresa. Já em 1983 abriu mais uma empresa na área de projetos e venda de móveis para decoração, no Parkshopping. Em 1985, a loja expandiu e abriu uma filial. Em 1991, participou da primeira Casa Cor Brasília e em 2001 se tornou sócia do evento. Já recebeu o prêmio “Destaque Mulher Executiva”, concedido pela Associação Comercial do DF; e o  Troféu  Lojista do Ano. Em 2002, foi homenageada com o Título de Cidadã  Honorária do DF.

Nilton Alvez Ferreira, 49 anos, nasceu em Formoso (MG). Casado, pai de quatro filhos, veio para Brasília em 1970. É graduado em Ciências Plenas, com habitação em Biologia, Física, Química e especialização em Matemática pelo UniCeub. Atualmente, cursa pós-graduação em Gestão Educacional. Em 1995 fundou o Centro Educacional Delta, escola que oferta todas as etapas da educação básica. Entre 2012 e 2013 foi presidente do Conselho de Educação do DF, onde notabilizou-se pela desburocratização nos processos de credenciamento de instituições educacionais.

 Ramez Luftalla, 86 anos, nasceu no Líbano. Chegou ao Brasil na década de 50. Casado, pai de quatro filhos fundou a São Geraldo Materiais Construção no início de 1983, na Asa Norte. Em 1987, o empreendimento se mudou para o Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), onde está até os dias atuais. Hoje, o empreendimento é gerenciado pelos filhos. A São Geraldo é considerada uma das mais importantes lojas de construção da cidade.

 Stephanny Oliveira, 60 anos, nasceu em Pernambuco. É pai de um filho. Foi criado entre Minas Gerais e São Paulo e se estabeleceu na capital do País em 1970. Em Brasília, se dedicou a fazer figurinos e maquiagens em teatros. Em 1973, inaugurou no Torre Palace Hotel o seu próprio negócio: o Stephanny’s Haute Coiffure. Foi cabeleireiro de grandes personalidades, mas nunca abandonou seu status transformador e de vanguarda. No cinema, Stephanny cuidou do visual das atrizes Dira Paes e Ana Paula Arósio. Hoje, atende seus clientes em casa, com conforto e uma agenda dinâmica, mantendo uma clientela fiel há mais de quatro gerações.

Wlanir Santana, 67 anos, nasceu na cidade de Canavieiras (BA). Chegou à capital da República em 1964. Sete anos depois, fundou a empresa Santana Modas, uma alfaiataria que se tornou a rede de lojas WS. Posteriormente, mudou o nome da marca para Republic Shoes, com um loja na 404/405 Sul. Durante o triênio 2001-2004, Wlanir foi vice-presidente da Fecomércio-DF, chegando a assumir interinamente a presidência da instituição em algumas ocasiões. Também presidiu o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF) e entre 2004 e 2010 exerceu a função de conselheiro consultivo da Fecomércio.

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.