Fecomércio sugere criação no DF de frente parlamentar em defesa do turismo

O deputado distrital Wasny de Roure (PT) participou na manhã desta quarta-feira (24), na sede da Fecomércio, de um café da manhã para debater assuntos ligados ao turismo local. Durante a reunião, o presidente da Federação, Adelmir Santana, falou sobre a Câmara Temática de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio e solicitou ao deputado a criação de uma frente parlamentar em defesa do turismo. “Essa frente pode ajudar a aquecer as atividades de vários setores do DF, não apenas de alguns ligados especificamente ao turismo” destacou Adelmir.

unnamed (1)

O deputado distrital Wasny de Roure considerou importante uma entidade como a Fecomércio aglutinar essas ações em defesa do turismo, pois passa credibilidade para o processo. “Eu quero me associar a vocês, como também aprender. A sociedade civil e o governo precisam interagir e me comprometo a conversar com outros parlamentares para sugerir a frente. Pode contar conosco, vou trazer uma equipe nossa para trocarmos informações”, disse o parlamentar.

O presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio e do Sindicato das Empresas de Promoção de Eventos do Distrito Federal (Sindeventos), Francisco Maia, apresentou a campanha que vai eleger uma marca para representar Brasília perante a sociedade. Será realizado um concurso para escolher o melhor projeto. “A ideia é fazer um concurso para eleger a marca que representará Brasília. E a participação da sociedade civil é de extrema importância para criarmos uma identidade que reflita a nossa cidade”, ressaltou Francisco Maia.

Além da Marca Brasília, também foram apresentados outros programas ao parlamentar, como o plano de turismo para a cidade, a campanha de valorização de Brasília, e o portal de Brasília, entre outros. Ainda como sugestão de trabalho para a criação da frente parlamentar, foi debatido a proposta de reformulação do Fundo de Fomento à Industria do Turismo do Distrito Federal (FITUR) criado pela Lei nº 3.982, de 25 de abril de 2007, com dotação orçamentária inicial de R$ 30 milhões, que torne obrigatória e vinculada a receita corrente liquida um valor mínimo anual para o fomento à industria do turismo do DF.

Também participaram da reunião o superintendente da Fecomércio-DF, João Feijão; a assessora de projetos especiais da Fecomércio-DF, Jackeyline Reis Mapurunga; o assessor parlamentar, Athayde Passos da Hora; o assessor tributário, Eduardo Alves de Almeida; e a presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do DF, Claudia Maldonado.