Fecomércio sedia reunião do Conselho de Saneamento do DF

A sede da Fecomércio-DF foi o local da última reunião ordinária do Conselho de Saneamento Básico do Distrito Federal (CONSAB). Esse foi o quinto encontro do ano e tratou sobre o calendário de reuniões de 2019 e da formação de um grupo de trabalho para tratar da drenagem urbana e do esgotamento sanitário. O assessor parlamentar da Fecomércio-DF, Athayde Passos da Hora, é o membro representante da entidade no conselho.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Serviços Públicos do Distrito Federal, Antonio Raimundo Coimbra, realizou a abertura da reunião e agradeceu à Fecomércio por ceder o espaço para realização dos encontros. “Nosso reconhecimento pela atenção que nos foi dada ao longo desse tempo, nosso agradecimento pela cessão do espaço e especialmente pelo relacionamento acolhedor ao longo desse ano. Nós da secretaria, do GDF e de todos do CONSAB, gostaríamos de agradecer essa recepção que sempre nos deram”, disse Coimbra.

O secretário ressaltou a importância de articular um grupo para solucionar o problema da ligação clandestina de esgoto. “Às vezes, passamos pelos comércios, tanto da Asa Sul como da Asa Norte, e sentimos aquele mal cheiro que, com certeza absoluta, é decorrente da ligação clandestina de esgotos dentro da rede de drenagem. Esse é um problema bastante antigo e que não temos conseguido solucionar”, revelou Coimbra. Atualmente, o DF possui 34% de ligações irregulares na rede de infiltração no esgoto.

Conselho

O CONSAB, de caráter consultivo e articulador, foi instituído mediante o Decreto nº 38.458/2017 e estabelece formalmente o instrumento de controle social focado nos serviços de saneamento básico, permitindo a participação da sociedade organizada na viabilização dos princípios fundamentais previstos na Política Nacional de Saneamento Básico – Lei Federal nº 11.445/2007, além do acompanhamento da implementação do Plano Distrital de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Distrito Federal – PDSB e PDGIRS.