Fecomércio reúne o setor produtivo em busca de uma solução para recuperar o Teatro Nacional

Convidada pelo governo do Distrito Federal, a Federação do Comércio reuniu o setor produtivo brasiliense e realizou uma visita na tarde desta segunda-feira (22) ao Teatro Nacional Cláudio Santoro. A intenção foi conhecer o atual estado de conservação do equipamento público, que está fechado há mais de cinco anos, e debater formas de reabrir o teatro. A Fecomércio-DF se propôs a unir os empreendedores e mobilizar as suas entidades e a sociedade brasiliense em busca da recuperação do monumento. O secretário de governo do DF, José Humberto Pires, e o secretário de Cultura e Economia Criativa, Adão Cândido, acompanharam as lideranças empresariais. O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, explicou que a Federação, junto com os sindicatos da sua base e de outros setores, está elaborando um projeto conjunto para viabilizar a revitalização. A ideia é que o espaço esteja pronto para uso no ano que vem, no aniversário de 60 anos de Brasília.

“Esse equipamento não é só do governo, mas sim de toda a sociedade. Nós, como setor produtivo, estamos mobilizando os empresários para tentar arrumar uma solução para ajudar a financiar essa obra”, afirmou Francisco Maia. “Um dos planos que está sendo estudado é um investimento que inclui os sindicatos e as entidades do setor produtivo. Um outro projeto é envolver o Sesc, uma entidade que se identifica com a cultura e que poderia transferir a verba, mas em contrapartida ficaria com a gestão do espaço”, explicou o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia. As formas jurídicas de aporte dos recursos ainda estão sendo avaliadas.

Um terceiro projeto seria o de contar com o apoio da sociedade, por meio de doações, que funcionaria da seguinte forma: ao comprar em algum comércio da cidade, o cidadão teria a opção de doar uma quantia estipulada para ajudar na reforma do Teatro Nacional. “Se o governo quiser ele pode criar um código, dentro da emissora de cupom fiscal, em uma forma de doação para que esses recursos possam ser investidos na reforma do espaço”, sugeriu o presidente do Sindicato de Bares, Restaurantes e Hotéis do DF, (Sindhobar), Jael Antonio da Silva.

O secretário da Cultura, Adão Cândido, disse que a pasta está oferecendo todo o material de apoio para que as iniciativas sejam elaboradas. Segundo ele, o teatro é a principal casa de arte da cidade, que permite uma movimentação cultural e econômica na capital. “Acredito que a reforma trará uma autoestima para a cidade. O teatro fechado acaba degradando toda a área que fica perto”, ressaltou. “Quando assumimos o governo, Brasília estava em estado de abandono, com vários pontos fechados, como a torre de TV e a praça das fontes. Estamos olhando para o futuro”, completou Adão Cândido.

O diretor regional do Sesc-DF, Marco Tulio Chaparro, destacou que ao tentar conseguir uma solução para um espaço tão importante para a cidade, a Fecomércio-DF, o Sesc e o Executivo local, mostram que estão preocupados com a cultura. “Estamos estudando algumas formas para viabilizar essa reabertura. Entendemos que ao unir forças junto com o governo, podemos ter soluções mais rápidas e melhores. É o que o pública da cidade precisa e merece”, destacou Marco Tulio. Já O presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do DF (Sindiatacadista-DF), Júlio César Itaramby, disse que é preciso de boa vontade e credibilidade para que essa obra seja realizada. “Estamos sensibilizados com o projeto, a Fecomércio comprou a ideia”, disse. “Vamos abraçar esse espaço e tomar conta disso”, completou.

Claudio Cohen, cidadão honorário de Brasília e Maestro Titular da Orquestra Sinfônica Claudio Santoro, também esteve na visita e falou um pouco sobre a relevância do Teatro Nacional. “Ele é importante não só para a cidade, mas representa a cultura do País. Estamos na capital da República, temos um fluxo de todo o mundo passando por aqui”, ressalta. “Esse aparelho é da máxima importância, uma pena que esteja fechado há tantos anos. Para mim, a atual situação deixa uma imagem muito ruim. Acredito que esse encontro é muito importante, pois mostra que tem gente preocupada em valorizar a arte do nosso País”, afirmou o maestro.

Também participaram da visita o diretor regional do Senac-DF, Antonio Tadeu Peron; o presidente do Sindivarejista-DF, Edson de Castro; o presidente do Secovi-DF, Ovídio Maia; o presidente da Associação Comercial (ACDF), Fernando Brites; e o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos.

Monumental

O Teatro Nacional Cláudio Santoro é uma das principais obras de Oscar Niemayer em Brasília. Inaugurado em 1966, lembra uma pirâmide e é um dos maiores complexos que o arquiteto já construiu. Sua área externa é revestida nas fachadas laterais por um painel de blocos de concreto de Athos Bulcão, que proporcionam leveza e peso com o passar do dia, em um jogo de luz e sombra. Em seus tempos áureos, orquestras sinfônicas, apresentações, shows e diversas manifestações artísticas já movimentaram o teatro, que rapidamente ganhou o carinho dos brasilienses e do mundo, se tornando um dos principais monumentos responsáveis por fazer de Brasília um Patrimônio Cultural da Humanidade.