A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) repudia a decisão do Sindicato dos Rodoviários do DF de fazer uma paralisação temporária nesta quarta-feira (16), das 4h às 8h. A Fecomércio entende que esse ato prejudicará, sobretudo, a população mais carente da cidade – que depende do sistema de transporte coletivo para se locomover –, e terá um impacto negativo grande na economia local.
“Essa paralisação às vésperas do Natal prejudicará o comércio na sua data mais importante, justamente quando estamos tentando recuperar a queda nas vendas, fazendo um esforço gigantesco para criar vagas de trabalho temporárias e gerar mais renda para a cidade”, afirma o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. “Além disso, a paralisação está marcada para o início da manhã, impedindo que as pessoas consigam ir trabalhar e que os consumidores façam as suas compras. É uma falta de respeito enorme com a população”, reforça Adelmir.
A Fecomércio reconhece o direito dos rodoviários de fazer greve, mas condena qualquer tipo de manifestação radical. “A reivindicação por mais segurança no transporte coletivo é justa, mas entendemos que a categoria perde a razão quando opta por um ato que prejudica toda a sociedade. Não concordamos com paralisações que prejudicam o comércio e a população brasiliense”, completa Adelmir Santana.
A Fecomércio continuará se manifestando em defesa dos empresários e dos trabalhadores do comércio do DF para evitar que esse tipo de paralisação venha a ocorrer.