Fecomércio recebe deputado Eduardo Pedrosa e discute ações para fortalecer o turismo

O presidente da Federação do Comércio do DF e da Câmara de Turismo e Hospitalidade da entidade, Francisco Maia, se reuniu nesta quarta-feira (12), na sede da Fecomércio, com o deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC) — presidente da Frente Parlamentar do Turismo da Câmara Legislativa. O objetivo do encontro foi debater alternativas para elevar o número de visitantes na cidade.

Francisco Maia apresentou alguns projetos realizados pela Câmara de Turismo da Fecomércio, como o Brasil visita Brasília: uma parceria entre a Federação do Comércio, o Sesc, o Senac e a CVC para incentivar o turismo brasiliense, com pacotes para a capital, saindo de São Paulo, a partir de R$ 990. “Ao longo destes anos de trabalho, estamos propagando nossos atributos como cidade e valorizando o turismo de Brasília”, destacou Maia.

Ele também apresentou ao parlamentar a ideia da criação de um fundo para gerar recursos para o turismo, elaborado pela Fecomércio. Trata-se do Fundo de Incentivo ao Turismo do Distrito Federal. Um dos principais objetivos do projeto é desenvolver uma política de desenvolvimento do turismo no DF e na Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno. A verba seria voltada para projetos nos diversos campos do turismo. Francisco Maia explicou que o projeto consiste em uma revitalização do atual Fundo de Fomento à Indústria do Turismo (Fitur-DF), criado em 2007, junto com a Lei que criou a extinta Brasília Tour. O atual fundo não atende aos requisitos do trade turístico, além de ser de difícil acesso.

O deputado Eduardo Pedrosa elogiou as iniciativas realizadas pela Fecomércio e destacou que as autoridades do DF precisam ter esse olhar de investimento no segmento turístico, responsável por incentivar diversos pontos da economia, além de gerar emprego e renda. “A Fecomércio é extremamente ativa nesse processo. A entidade tem sido fundamental para que o diálogo sobre o tema tenha sido de altíssimo nível nos últimos tempos”, disse. Sobre o fundo de turismo, o parlamentar ressaltou que não se faz turismo sem recursos. “Vamos tentar encaminhar a pauta. É importante ter uma política pública voltada para o turismo. Se o recurso não vier do fundo tem que vir de outro local”, concluiu.

O presidente da Fecomércio de Pernambuco, Bernardo Peixoto, também participou da reunião e elogiou o trabalho para engrandecer o turismo na capital do País. Além dos citados, a executiva da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio, Jackeyline Reis Mapurunga; o assessor de relações institucionais da Federação, Athayde Passos da Hora; a coordenadora das Câmaras Empresariais, Caetana Franarin e o assessor tributário da Fecomércio-DF, Eduardo Almeida, estiveram presentes na reunião.