Fecomércio propõe definição de prioridades para tirar Parque Digital do papel

Depois de 12 anos sem sair do papel, o projeto do Parque Tecnológico Capital Digital volta a ser debatido. Na visão da Fecomércio, é preciso dar continuidade ao programa. O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, participou nesta quinta feira (16), na Câmara Legislativa, da audiência pública que discutiu estratégias que possam dar prosseguimento ao projeto do parque. Durante seu discurso, Adelmir defendeu a necessidade de definir um modelo de negócio sem esquecer dos trabalhos que já foram feitos. “É preciso que se aproveite todo o material planejado desde o inicio e que isso se traduza efetivamente em projetos concretos”, afirmou Adelmir.

adelmir

O Parque Capital Digital tem como missão fomentar a criação de um pólo de desenvolvimento em Tecnologia da Informação (TI) inédito no Distrito Federal, levando em consideração que se trata de um segmento estratégico para a inovação e o desenvolvimento econômico brasiliense. Para Adelmir, a implantação do parque depende da definição de um plano estratégico definitivo. Segundo ele, o debate é positivo, mas é preciso aproveitar os trabalhos realizados por outros governantes, bastando apenas aperfeiçoá-los. “Precisamos discutir as ações que vamos tratar como prioritárias. É necessário redefinir o modelo de implantação”, destacou Adelmir.

A audiência da comissão do Desenvolvimento Sustentável, Tecnologia e Meio ambiente e Turismo, foi proposta pela deputada distrital Liliane Roriz (PTB). Ela explica que a ideia em dar prosseguimento à implantação do parque é colaborar para o crescimento da economia brasiliense, além de dar incentivos fiscais às empresas que se instalarem nesse parque. “É um passo decisivo e histórico para consolidar o projeto do parque, paralisado há 12 anos”, afirmou Liliane.

O conceito de Parque Tecnológico remete a uma concentração geográfica de empresas, instituições de ensino, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios, de forma que se crie um ambiente favorável à inovação tecnológica, gerando benefícios econômicos para toda a sociedade.

O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, também participou da audiência e defendeu a implantação do parque digital. “Com o auxilio de todos, temos condições de promover o desenvolvimento tecnológico de Brasília, especialmente no tocante ao Parque Digital”, disse Jamal. Também estiveram presentes na audiência o diretor de Novos Empreendimentos da Terracap, Mário Henrique Lima; o deputado distrital Chico Vigilante (PT) e o Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Aguiar.