Federação parabeniza empreendedores pelo Dia do Empresário do Comércio, comemorado nesta terça-feira

O Dia do Empresário do Comércio é comemorado em todo o Brasil nesta terça-feira, 16 de julho. No Distrito Federal, os setores de comércio e serviços são responsáveis por empregar mais da metade (59,9%) da população economicamente ativa e respondem por 93% do PIB privado. As pessoas responsáveis por esse empreendedorismo merecem todo reconhecimento da Federação do Comércio. “O empresário do comércio é parte fundamental na engrenagem do desenvolvimento econômico. Apesar da relevância, ainda é um desafio abrir e manter uma empresa no Brasil. Precisamos lidar com desafios diários. Por isso, os empreendedores que aceitaram essa missão de gerar emprego e renda merecem as nossas maiores homenagens”, diz o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia.

No País, os setores de comércio e serviços representam um quarto do PIB e geram 25,5 milhões de empregos diretos e formais. O presidente do Sindicato dos Salões, Institutos e Centros de Beleza do DF (Simbeleza), Célio Ferreira de Paiva, atua como empresário há 25 anos. Ele diz que apesar das dificuldades do dia a dia, a contribuição social, seja na economia ou na formação de um funcionário, é o mais gratificante. “Ver um funcionário crescendo, se aprofundando em seus conhecimentos, adquirindo experiência até ter condições de sustentar a sua casa, comprar seu carro, é muito gratificante”, diz. “Outro ponto que traz orgulho é que trabalhamos com a autoestima do cliente. A pessoa vem até um estabelecimento de beleza para se produzir, procurando se sentir bonito”, destaca Célio.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção (Sindmac-DF), Carlos Aguiar, atua como empresário no ramo há 42 anos. Segundo ele, ser empreendedor é uma satisfação, além de uma profissão muito digna. “Ser empresário é gratificante. Mas, ao mesmo tempo, muito penoso, já que muitas vezes não somos reconhecidos pelos órgãos governamentais que deveriam zelar por essa classe”, explica. “Criei minha família como empresário e agora até meu neto já trabalha na minha empresa, no mesmo endereço, sempre respeitando o cliente”, ressalta Carlos Aguiar.

O presidente do Sindicato do Comércio de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma-DF), Francisco Messias, é empresário há 40 anos. Dono de farmácias em Vicente Pires, Taguatinga, Ceilândia e no Guará, ele diz que manter as portas abertas é complicado. Segundo Messias, para ser um bom empresário é necessário ter estratégia, perseverança, foco e inovação para vencer os percalços do dia a dia. “Apesar das grandes dificuldades, ser empresário do comércio e atuar como presidente de uma entidade forte que luta pelos direitos dos empresários me fez uma pessoa melhor”, afirma.

O sócio do Dom Francisco, Kerley Horikawa, informa que ser empresário é ser uma pessoa dinâmica, amar os desafios e gostar muito de competir saudavelmente. “Temos uma responsabilidade notória na economia, trazemos muita empregabilidade e trabalhamos por um Brasil melhor. Hoje, neste mundo tão globalizado, ganhamos nos detalhes”, ressalta. Já o empresário e sócio do grupo Geléia, André Hallanne, diz que empreender é gratificante. “O empreendedorismo é uma ferramenta de evolução, ele faz você ter desejo de querer sempre melhorar, vencer e valorizar quem trabalha todos os dias”, destaca André.