A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) recomenda aos empresários que mantenham suas lojas e empresas abertas nesta sexta-feira (30). Diante da atual crise política e econômica do País, os comerciantes não podem perder a oportunidade de vendas em um dia útil. Além disso, a Federação é contra qualquer medida que prejudique o direito de ir e vir das pessoas, como o bloqueio de estradas ou aeroportos, e o direito daqueles que contam com o comércio funcionando.
“A greve é um direito dos trabalhadores que nós respeitamos, mas as empresas e as instituições não podem aderir ao movimento, sob o risco de agravarmos a crise econômica”, explica o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana. “É preciso ter bom senso, um dia a menos de trabalho na sexta-feira significa quase um feriado prolongado, com enormes prejuízos para a economia brasileira”, completa Adelmir.
Essa é a segunda manifestação geral que ocorre em Brasília. A primeira foi no dia 28 de abril e os protestos foram direcionados, principalmente, contra as reformas da Previdência e trabalhista. No DF, os atos de greve devem ocorrer na Esplanada dos Ministérios, na área central da cidade.