Fecomércio integra conselho de transparência do GDF

por acm

O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, tomou posse nesta quarta-feira (11) no Conselho de Transparência e Controle Social do Distrito Federal. A cerimônia aconteceu na casa oficial do governador, Rodrigo Rollemberg, em Águas Claras. Com 17 integrantes, o grupo tem a função de propor, cobrar e acompanhar medidas que visam promover maior transparência das políticas e, principalmente, da movimentação financeira do governo. Adelmir louvou a instalação do conselho porque é notória a clareza das intenções do governo em mostrar à sociedade a verdadeira situação em que se encontra a gestão e as contas, mas acredita que o melhor caminho não será pelo aumento de tributos.

“Meu posicionamento sempre foi público e notório, contrário a qualquer que seja a elevação de alíquotas básicas, que representem peso sobre a sociedade. Uma vez que nós temos 40% praticamente do PIB nacional na mão do Estado e com pouca capacidade de investimento e de poupança”, afirmou Adelmir. Para ele, a sociedade não consegue resistir à elevação de impostos. “Muitas vezes, pode significar uma solução aparente, mas pode significar também um problema: crescer os sonegadores, que por muitas vezes não têm capacidade de pagar as contas”, disse. Ressaltou também a importância de se impedir o crescimento da informalidade com um trabalho educativo. O colegiado integra a estrutura da Controladoria-Geral do Distrito Federal — órgão inspirado na Controladoria-Geral da União. A atuação do governo se limitará ao apoio logístico, como ceder sala para reunião, e à interface com os outros órgãos da administração pública. As pautas e as atas das reuniões, além de todas as ações do conselho, ficarão disponíveis no site da Controladoria-Geral do DF (http://www.stc.df.gov.br/).