Fecomércio integra comitê de emergência e ajuda a arrecadar equipamentos para combater o Covid-19

A Fecomércio-DF continua arrecadando produtos para ajudar no combate ao novo coronavírus no DF. Junto com outras entidades do setor produtivo, a Federação faz parte do Cômite de Emêrgencia Covid-19, criado no dia 25 de março pelo GDF. Estão sendo recebidas ajudas de diversas naturezas, como bens móveis, arrecadação em dinheiro, insumos e equipamentos. De acordo com o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, que também participa do comitê, representando a Federação, a ação demonstra o comprometimento do setor produtivo da cidade em ajudar a população em tempos de crise. “Sabemos da gravidade da situação e estamos procurando amenizar os problemas. Para isso, incetivamos o Senac do DF a fazer a produção de 3 mil máscaras”, explica. Além disso, ele destaca que a Fecomércio vem mantendo um diálogo constante com o executivo local para amenizar a crise no comércio.

As doações em dinheiro devem ser creditadas exclusivamente pela conta corrente que consta no decreto: Agência 0100-7,
Conta Corrente: 062.958-6,
CNPJ: 00.394.684/0001-5131,
Banco 070 – Banco de Brasília – BRB.
No caso dos bens móveis e imóveis, insumos e equipamentos, eles deverão ser entregues à Secretaria de Economia, no endereço SAI (Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) – SAPS, Trecho 1, lote H. Vale destacar que todas as doações não contam com a incidência de tributação: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto Sobre Transmissão e Doação (ITCD).

O Comitê de Emergência Covid-19 também é responsável por planejar e coordenar campanhas de arrecadação das doações. O secretário executivo do comitê e vice-presidente da Fecomércio-DF, Álvaro Silveira Júnior, informa que a Federação está trabalhando e tentando contato com fornecedores para amenizar o número de doentes na cidade. “Estamos buscando fornecimento de máscaras e respiradores. Esse projeto é de suma importancia, para darmos celeridade nas compras de equipamentos essenciais para o combate contra a doença, que está aumentando o número de infectados nos últimos dias”, informa.

A rede de captação é formada por integrantes de diversos orgãos e entidades entre eles, Secretaria de Ecnomia, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Justiça e Cidadania. Gestão Administrativa, Economia, Fazenda e Planejamanto e Orçamento. Também farão parte a Controladoria-Geral, Casa Civil, Banco de Brasília, Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (Fercomércio-DF), Federação das Indústrias (Fibra-DF), Federação da Agricultura e Pecuária (Fape-DF), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-DF), Associação Comercial (ACDF), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do GDF.