Fecomércio faz doação de revistas infantis para o projeto Bibliotecas do Saber

por acm

Por meio do programa social Literatura Para Todos, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) realizou nesta sexta-feira (27), uma doação de 130 mil revistas infantis de colorir e 3,5 mil livros para o projeto Bibliotecas do Saber, da Rede de Postos de Combustíveis Gasol. Para o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, os livros estimulam a criatividade do ser humano, dessa forma, é necessário fortalecer e incentivar os projetos sociais que dão certo. “Nosso objetivo é contribuir e engrandecer ainda mais a iniciativa de proliferar cultura para pessoas menos favorecidas e nós ainda temos mais alguns livros que pretendemos doar”, afirmou Adelmir.

Com essa doação, a Federação do Comércio do DF entregou mais de 230 mil revistas e 15 mil livros para instituições de caridade. O programa social Literatura Para Todos foi lançado em 2013, fruto de uma parceria com a Ediouro Gráfica, responsável por produzir o material que é oferecido. O fundador do projeto, Antonio Matias, afirma que qualquer um pode fazer a doação de livros. Ele explica que depois de doados, os livros passam por uma triagem e depois são destinados aos postos das Bibliotecas do Saber. “Já recebemos mais de 3 milhões de livros, todos doados”, ressaltou Matias. Atualmente o projeto atende mais de 200 mil usuários por mês. O projeto Biblioteca do Saber, da Rede Gasol, surgiu em 2007 com o objetivo de levar cultura às regiões mais carentes do Distrito Federal por meio da criação ou reforma de 20 bibliotecas públicas. Com o aumento da arrecadação de livros foi possível inaugurar mais unidades, totalizando atualmente 155 bibliotecas em todo o DF e Entorno.

As bibliotecas instaladas estão localizadas em escolas, presídios e casas de recuperação de crianças e adolescentes infratores. A coordenadora do projeto, a bibliotecária Iza Antunes, diz que o começo foi difícil, pois não sabiam como destinar os livros arrecadados, mas que com o passar dos anos a equipe se aperfeiçoou e hoje recebem doações inclusive de livros best-sellers. “Esses livros serão ótimos para colocarmos nas bibliotecas das escolas públicas, queríamos mesmo investir mais no público infantil, chegou em boa hora”, comemorou Iza. Além do Distrito Federal, foram instaladas bibliotecas nos estados de Goiás, Maranhão, Rio de Janeiro e Ceará. O projeto também já atendeu outros países, como Angola, que recebeu 20 mil livros. Mais informações pela internet (www.bibliotecasdosaber.com.br) ou pelos telefones: 3217.8585 ou 3217.8567.