fbpx

Fecomércio estuda parceria com a Câmara Legislativa para permitir acompanhamento das propostas do setor

Com o objetivo de fortalecer o Sistema Fecomércio-DF e atualizar os serviços ofertados, a Federação e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estudam ampliar o Sistema Renalegis (Rede Nacional de Assessorias Legislativas do Sistema CNC-Sesc-Senac) para que a ferramenta permita também o monitoramento e o acesso a tramitação de demandas da Câmara Legislativa do DF (CLDF). Atualmente, o site disponibiliza temas de interesse do comércio e acompanha os andamentos no Poder Legislativo em âmbito federal, estadual e municipal. A ideia é que sejam divulgados no Renalegis os dados abertos da CLDF, além de informações importantes para atuação dos sindicatos e da Federação. A iniciativa foi debatida nesta quinta-feira (27), no gabinete do deputado distrital e vice-presidente da CLDF, Rodrigo Delmasso.

A proposta está dentro da reformulação que será feita no Renalegis, importante ferramenta para a defesa do comércio brasileiro, desenvolvida pela CNC.  Também está nas intenções do projeto hospedar o sistema Renalegis no site da Fecomércio-DF para acesso do público interessado. O vice-presidente da CLDF, Rodrigo Delmasso, enfatizou que o trabalho realizado pela Federação é extremamente importante para os empresários e para a economia local. “O acesso das informações por dados abertos também trará inúmeros benefícios para os parlamentares e principalmente para população do Distrito Federal”, disse Delmasso.

O assessor de relações institucionais da Federação, Athayde Passos da Hora, e os assessores técnicos da Divisão de Relações Institucionais da CNC, Felipe Oliveira e Reiner Leit, estiveram presentes na reunião. Segundo Athayde, o grupo apresentou o modelo ideal proposto pela CNC. “A ideia é permitir a gestão das informações da casa legislativa em tempo real, além de disponibilizar uma melhor interface para que os sindicatos tenham fácil acesso as matérias em tramitação na CLDF”, explicou o assessor. Segundo Felipe Oliveira, esse serviço será alinhado com a Fecomércio-DF e com os sindicatos, criando uma oportunidade para oferecer mais produtos aos empresários, abrindo o leque de benefícios das entidades para as empresas. “É uma maneira muito importante para alavancar as atividades e criar uma sinergia de atuação, com troca de informações”, disse.