fbpx

Fecomércio e Sindvamb debatem aprimoramento de Projeto de Lei que regula ambulantes no DF

Reuniao do Sindvamb-3O Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes do Distrito Federal (Sindvamb) batalha para o reconhecimento da profissão em Brasília. Para isso, o sindicato e a Fecomércio-DF, se reuniram nesta sexta-feira (17), na Câmara Legislativa, com assessores do deputado Wellington Luiz (PMDB),  para debater e aprimorar o  Projeto de Lei (610/2015), que trata sobre a regulamentação dos ambulantes. Segundo o Sindvamb, o documento atual não atende todas as necessidades dos vendedores ambulantes do DF. Em função disso, a intenção é apresentar uma emenda ao projeto, com a finalidade de alterar o PL.

O presidente do Sindvamb, Bartolomeu Gonçalves Martins, explica que a reunião de hoje serviu para incluir aspectos no PL que garantam segurança jurídica e estabilidade a milhares de trabalhadores que atuam no segmento, como, por exemplo, a autorização para que os ambulantes possam vender seus produtos em ônibus e dentro do metrô “Estamos trabalhando para profissionalizar o setor de ambulantes na capital do País para que os profissionais possam trabalhar sem problemas com os órgãos de fiscalização”, disse Bartolomeu. Ele enfatizou ainda que com a legalização do setor, os comerciantes poderiam gerar mais renda.

Para Bartolomeu, o aprimoramento do PL que regula o setor torna-se necessário, sobretudo, diante da crise econômica por qual o País atravessa, que tem como consequência a grande redução de postos de trabalho no mercado formal. Segundo Bartolomeu, ainda existe preconceito com a profissão, que som ano DF mais de 10 mil trabalhadores.

Também participaram da reunião o assessor parlamentar da Fecomércio, Athayde Passos da Hora; o assessor sindical da Federação, Wagner Giffoni; o diretor financeiro do Sindvamb, Ivan Silva; a diretora-secretária do Sindivamb, Cristiane Carvalho; a assessora jurídica do deputado distrital Wellington Luiz, Simara Moreira, e o assessor técnico do parlamentar, Rogério Venâncio.