fbpx

Fecomércio e Sindeventos se reúnem com ministro do turismo para fomentar setor no DF

Com a intenção de fortalecer o segmento de turismo do Distrito Federal, o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, e o presidente do Sindicato das Empresas de Promoção, Organização, Produção e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do DF (Sindeventos-DF), Chico Maia, se encontraram na manhã desta quinta-feira (18) com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Durante o encontro, Adelmir sugeriu um esforço maior do ministério para o fomento do Cadastur – sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, para promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.

ad2De acordo com dados do Sindeventos, apenas 300 empresas possuem o cadastro na capital do País. No entendimento do presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, o turismo brasiliense tem um grande potencial e precisa ser fortalecido. Com o Cadastur esse processo de crescimento seria mais objetivo e rápido. “O setor de turismo candango encontra dificuldade para consolidar as entidades representativas, que geralmente não contam com a adesão de parceiros, na quantidade suficiente, que seja capaz de engrossar as fileiras para uma transformação e avanço para uma nova realidade do setor, por isso a importância de ter cada vez mais empresas no Cadastur, na intenção de fortalecer toda uma cadeia produtiva”, ressalta Adelmir Santana.

O presidente do Sindeventos, Chico Maia, explica que quanto maior for o número de cadastrados, mais organizado o setor será no futuro. “Quando o empreendedor se cadastra ele pode participar de licitações, além de ser diferenciado dos concorrentes, pois o Cadastur funciona como um selo de qualidade. Atualmente, a maioria das empresas nem dá atenção a esse assunto, por isso, o encontro com o ministro foi no sentido de fomentar esse cadastro para assim fazer com que o setor fique cada vez mais forte na capital do País”. Durante a reunião, o sindicato aproveitou para pedir que seja inserido como um dos documentos necessários à efetivação do Cadastur a comprovação do pagamento do Imposto Sindical, enviado anualmente para todas as empresas brasileiras.