Fecomércio e Secretaria de Cultura discutem ações para transformar o DF em um Distrito Cultural

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, se reuniu na tarde desta terça-feira (10), na sede da Federação do Comércio, com o Secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues. Durante a reunião, o secretário conheceu as principais iniciativas culturais desenvolvidas pelo Sistema Fecomércio-DF. Entre elas, destacam-se o projeto de revitalização da W3 Sul, onde o Sesc-DF reformará por completo a unidade da 504, com a criação de um café cultural no espaço. O projeto criará um corredor de cultura até a 508, revitalizando um trecho da avenida com várias atividades. Outra iniciativa apresentada é uma ação para movimentar o Parque da Cidade, com espaços teatrais e realizações de shows. Uma parceria para gerir a Rádio Cultura do espaço cultural Renato Russo também foi discutida.

O presidente da Fecomércio aproveitou a oportunidade para mostrar os trabalhos e projetos que estão sendo realizados pela Câmara de Turismo, como o Natal Sempre Monumental, organizado pela Federação do Comércio, com parceiros, que contou com a presença de um público participativo durante os meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020, na Torre de TV. O Natal Sempre Monumental reuniu mais de 200 mil pessoas durante quase um mês e gerou R$ 15 milhões em negócios relacionados ao turismo. O espaço montado pelo Sesc-DF, ao lado da Torre de TV, durante o Natal, atraiu cerca de 40 mil pessoas. “Nós queremos auxiliar o governo de Brasília. Queremos fomentar a cultura na capital de modo que a Fecomércio-DF, o Sesc e o Senac sejam braços de apoio”, disse Francisco Maia. A Fecomércio deve apresentar no dia 30 de março um pré-projeto da edição de 2020 do Natal Sempre Monumental.

Após escutar as propostas, o Secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, disse que não é possível fazer cultura em Brasília sem o apoio do Sistema Fecomércio-DF. “Não se pode fazer cultura na cidade sem conversarmos com a Fecomércio, com o Sesc e o Senac. Porque a presença e a participação dessas instituições na vida cultural da cidade é indiscutível. A secretaria de cultura precisa fazer parcerias. Na ponta, todos serão beneficiados. Quem são beneficiados com tudo isso? Produtores culturais e a cidade”, destacou. De acordo com o secretário, os projetos possuem enorme potencial para fazer de Brasília um distrito cultural. “Na verdade eu estou surpreendido com tantos bons projetos em curso pelo Sistema Fecomércio para promover cultura no Distrito Federal. E isso é tudo o que nós queremos. O nosso lema é parceria sempre para poder construir uma sociedade mais unida pela cultura, transformada pela cultura. Totalmente pauta para a criação. É a vocação de Brasília. A gente precisa entender que Brasília não é uma cidade de perfil industrial, é uma grande metrópole que a cada ano se torna um distrito cultural”, defendeu o secretário.

Considerada a terceira maior cidade do Brasil, Brasília ainda necessita de mais investimentos. É o que defende Bartolomeu. Segundo ele, se faz cultura em todos os quadrantes da cidade. “Se tivermos incentivos, a participação do Estado e da iniciativa privada trabalhando em prol da cultura no Distrito Federal nós podemos fazer uma transformação cultural muito grande”. Bartolomeu explicou que o projeto de revitalização da W3 tem tudo para dar certo. “É um local muito importante na vida da cidade. O sentimento que nos tínhamos é de abandono. O comércio foi desestimulado, a área ficou abandonada. O governo de Brasília está fazendo um esforço muito grande para revitalizar a W3. Mas o governo sozinho não poderia conseguir um bom resultado. A participação da Fecomércio-DF nesse projeto é importantíssima. A criação do corredor cultural que esta sendo programado naquela região pela Federação vai realmente transformar a cidade. Não tenho duvida que essa ideia vai ser replicada na Asa Norte também. Nós vamos ter a curto prazo uma revitalização que se equipara a ocupação que foi feita no Eixão, que aos domingos possui diversas atrações”, defendeu o secretário.