Fecomércio-DF transmite ao vivo workshop sobre negociação coletiva elaborado pela CNC

A Fecomércio-DF transmitiu ao vivo, nesta quinta-feira (28), o workshop Prática de Negociação Coletiva, organizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Rio de Janeiro. Presidentes, diretores e advogados dos sindicatos da base da Fecomércio acompanharam o evento, no sétimo andar da entidade. O presidente da CNC, José Roberto Tadros, fez a abertura do workshop e ressaltou a importância dos sindicatos em se reinventarem. Ele também comentou a possibilidade de cortes nas verbas repassadas para as instituições do Sistema S.

Tadros disse que esteve em Brasília na última semana conversando com parlamentares sobre a importância do Sistema S e de instituições como o Sesc e Senac para a população brasileira. “Temos feito com toda a humildade e proficiência uma conversa com parlamentares, no sentido de deixar claro que o sistema é privado e que está amparado pela Constituição Federal. Deste modo, só pode sofrer modificações por mudança constitucional”, afirmou Tadros.

O presidente da CNC falou ainda sobre a Reforma Trabalhista, que trouxe grandes mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), dentre elas a contribuição sindical passou a ser facultativa e não mais obrigatória. Tadros destacou que é preciso uma reinvenção dos sindicatos para que essas entidades encontrem alternativas para garantir a autosustentabilidade.