Fecomércio-DF participou ativamente do congresso nacional de sindicatos que mostrou a força do setor

Durante os dias 15 e 17 de maio, representantes da Fecomércio-DF, dos sindicatos de sua base e do Sesc e do Senac no DF acompanharam o 35º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNSE), realizado em Fortaleza (CE). Uma série de seminários, workshops e debates marcaram os três dias de evento, com o intuito de promover reflexões críticas sobre a necessidade de união e ações colaborativas com o objetivo de alcançar a auto sustentabilidade das entidades sindicais do País — após a Lei Trabalhista extinguir a obrigatoriedade da cobrança sindical. Durante o encontro, destacou-se a importância do Sesc e do Senac para o País, assim como questões sociais que envolvem o setor, como a oferta de saúde, educação, qualificação profissional e cultura.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, engrandeceu o trabalho da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que se preocupa em mostrar às entidades sindicais novas formas de gerenciamento. “A CNC fez um grande evento para mostrar novas formas para viabilizar a estrutura dos sindicatos e das Federações, como a questão da contribuição assistencial”, explicou Maia. O presidente da Fecomércio-DF destacou ainda que o congresso demonstrou a força do comércio como um todo e de suas representações sindicais.

O Sesc, hoje, por exemplo, está presente em mais de 2 mil municípios, atendendo 5,8 milhões de clientes credenciados. São 587 unidades fixas e 151 móveis que oferecem serviços de saúde, assistência, lazer, esporte, cultura e educação para família comerciária. Já o Senac está presente em todo o Brasil, em 1.808 municípios, por meio de 491 unidades escolares e 85 unidades móveis. “Temos um sistema que oferece um serviço incrível, com uma estrutura de grande relevância em todo o País”, disse o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia.

Durante o último dia de congresso, realizado na sexta-feira (17), o presidente da CNC, José Roberto Tadros, falou aos presentes da necessidade da divulgação das ações do Sesc e do Senac junto aos empresários de todo o Brasil. Segundo ele, o emprenho nesse trabalho fortalecerá não apenas as empresas e as duas instituições, mas todo o sistema comércio, a começar pelos próprios sindicatos. “Vocês participam de um sistema grandioso, que ajuda o crescimento desse País. Todos nós somos partícipes e copartícipes na integração desse Sistema que vem de base. Nós somos os grandes difusores desse trabalho, que começa com os sindicatos”, afirmou Tadros.

Palestras

Várias palestras foram oferecidas durante o congresso, entre os temas abordados: Pirataria e o Varejo do Futuro, Gestão e Sindicalismo, Tecnologia e Inteligência Artificial e o exemplo Disney, como caso de sucesso. A responsável por mostrar aos sindicatos o modelo Disney foi Jacqueline Gomes, diretora das SUA Consultoria e Consultora Empresarial. Na apresentação, a executiva abordou as necessidades das organizações representativas frente a associados cada vez mais exigentes e como as instituições podem buscar a excelência nessas relações.

Programação especial Fecomércio-DF

A Fecomercio-DF também ofereceu uma série de serviços, com apoio da CNC, para os representantes dos sindicatos que tiveram a oportunidade de participar do congresso. Na quarta-feira (15), a Federação realizou um seminário sobre a contribuição assistencial, um novo modelo de arrecadação para os sindicatos.

As palestras foram ministradas, em forma de debate, com perguntas e respostas, pela Chefe da Divisão Sindical da CNC, Patrícia Duque, e pelo advogado da Divisão Sindical, Roberto Lopes. Eles abordaram as seguintes temáticas: a nova forma de partilha da contribuição assistencial das categorias inorganizadas e a promoção das adequações estatutárias pelas federações e sindicatos. Também estiveram presentes a assessora das Câmaras Brasileiras de Comércio da CNC, Andrea Marins, e Reiner Leite, integrante do Sistema de Informação Parlamentar da CNC (Renalegis).

Já na noite de quinta-feira (16), a comitiva teve a oportunidade de acompanhar o Musical Ceará Show. Uma peça que carrega as preciosidades do estado e personifica seus personagens, mitos e figuras de representação para todas as mídias. Depois o grupo foi para o restaurante do hotel Brasil Tropical.

Saiba mais

A Fecomércio-DF publicou em suas redes os números expressivos de cursos, atendimentos e serviços realizados pelo Sesc e Senac, saiba mais: https://www.instagram.com/p/BxlHO67DaHK/?igshid=1vr00wi8sw879. Você também pode conferir as fotos oficiais do congresso. O Sistema CNC-Sesc-Senac teve forte presença com estande em que recebeu convidados e representantes dos sindicatos do setor terciário. Acesse o Flickr da CNC: https://bit.ly/2WeExZo