fbpx

Fecomércio-DF defende que o setor está preparado para reabertura segura das lojas no dia 11 de maio

A Fecomércio defende que o Distrito Federal tem condições para a retomada segura e gradual do comércio no dia 11 de maio. “É importante que o comércio volte a abrir para desafogar a economia. Por isso estamos estudando e debatendo formas seguras para essa retomada. A situação de cada empresário hoje é muito grave, muitas dívidas e demissões. Se não conseguirmos abrir o mais breve possível não saberemos aonde vai parar a nossa economia”, destaca o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia.

Ele explica que o setor produtivo entregou ao governador Ibaneis Rocha (MDB) um protocolo com diretrizes a serem seguidas pelos estabelecimentos comerciais da cidade, visando a segurança do consumidor, dos empregados e do empresário. Diversas reuniões de trabalho com o governo e com o setor produtivo também foram realizadas com foco na segurança sanitária.

A Fecomércio-DF respeita e entende a decisão da juíza titular da 3º Vara Federal Cível do DF, Kátia Balbino de Carvalho Ferreira, que determinou a suspensão da ampliação do funcionamento de atividades não essenciais na capital do País. A decisão foi assinada na madrugada desta quarta-feira (06) e tem validade até nova manifestação da magistrada sobre o assunto. Nesta quinta-feira (7), às 15h, o judiciário fará uma visita ao GDF para levantar informações sobre o planejamento de retomada do comércio. Dependendo das informações recebidas, a situação poderá ser revertida. A Fecomércio-DF acredita nessa possibilidade.

Francisco Maia ressalta que os protocolos estabelecidos atendem todas as medidas de segurança e higiene, tais como: o uso de máscara e álcool em gel, distanciamento entre as pessoas nos estabelecimentos e outros pontos específicos de cada atividade. Além da aferição de temperatura dos funcionários do comércio e realização de testes em todos os 160 mil trabalhadores do comércio da cidade. “Esse protocolo visa a proteger a população, para que eles sejam atendidos de um forma segura”, completa Maia. Ainda haverá em todas as lojas da cidade cartazes com informação com as normas a serem seguidas.