Fecomércio apoia lançamento de Plano de Turismo Criativo do DF

O 2º Encontro de Turismo Criativo foi realizado nesta sexta-feira (18), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Durante o evento foi lançado o Plano de Turismo Criativo do DF, que tem o apoio da Fecomércio. O presidente da Federação, Adelmir Santana, participou da cerimônia junto com o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e ressaltou a importância dessas ações para fomentar o setor na cidade.

adelmir-ii-encontro-de-turismo-12

O Plano de Turismo Criativo é resultado de uma parceria da Secretaria Adjunta de Turismo com o Sebrae e foi formulado com a colaboração e cooperação de representantes de órgãos de governo, Sociedade Civil, empreendedores, organizações de ensino e lideranças do setor turístico e cultural da cidade. Em seu discurso, Adelmir ressaltou a importância da economia criativa em todos os setores. “Eu tenho por este setor uma estima muito especial e mais ainda quando vem envolvido com a palavra criativa. A economia criativa efetivamente pega todos os setores da economia nacional e se enquadra perfeitamente no momento em que nós vivemos: dificuldades econômicas diversas, o país passando por uma série de mudanças, e que se torna necessário que sejamos criativos e criemos soluções criativas para gerar emprego e renda, além de estimular o desenvolvimento nacional e em especial o do Distrito Federal”, apontou o presidente da Fecomércio.

Dentre as ações previstas no Plano de Turismo Criativo estão a de melhorar os serviços prestados ao visitante, aumentando sua permanência, por meio da diversificação da oferta de produtos, como o desenvolvimento de autoguias para explorar Brasília a pé e de bicicleta, com o intuito de atender principalmente passageiros em trânsito na cidade; desenvolvimento de projeto para qualificar o espaço e aproveitar o potencial comercial do mezanino da Torre de TV (desing de serviços turísticos).

Participaram da mesa de honra, o governador do DF, Rodrigo Rollemberg; a secretária de Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros; o secretário de Cultura, Guilherme Reis; o secretário-adjunto de Esporte, Turismo e Lazer, Jaime Recena; a diretora de gestão e solução no Sebrae do DF, Cassiana Brandão; o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana; e o presidente da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio, Francisco Maia.