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Fecomércio anuncia o grande vencedor do concurso Marca Brasília

O mistério acabou. A capital federal ganhou uma marca que vai representar a cidade para o mundo. O concurso Marca Brasília anunciou nesta quinta-feira (30), durante a noite de homenagens do Prêmio Colunistas de Brasília, no Unique Palace Eventos, o resultado da votação popular para escolha da melhor logo. Com 46% dos votos, o público escolheu a marca batizada de Skyline. Os autores do trabalho são os estudantes de design gráfico Igor Guimarães Borges, 21 anos e e Matheus Gomes de Vasconcelos, 20, também estudante de arquitetura. Juntos, eles receberam um cheque simbólico no valor de R$ 20 mil. Para a escolha da vencedora, foram considerados aspectos que melhor destacavam a cultura da capital, além da missão de transmitir o sentimento de pertencimento para o brasiliense.

2017-11-29- Adelmir entrega do premio colunistas e Marca Brasilia-57O design vencedor apresenta traços que remetem às principais obras do arquiteto Oscar Niemeyer. O azul do céu, referência de Brasília, se destaca na imagem. Brasiliense, Igor explicou que o projeto da marca surgiu em um trabalho da faculdade. Readaptada para participar do concurso, o desafio foi pensar numa marca menos conservadora e mais futurista. “A principio, quando criamos marca, a ideia era representar céu, terra e concreto e a arquitetura de Brasília. Para o concurso optamos por valorizar a arquitetura. É uma coisa que você olha para a nossa marca e diz: é Brasília. Justamente por essa valorização tão conhecida mundialmente”, disse Igor.

O conceito e a criação da marca para o concurso foram feitos por Igor e um amigo, o estudante de arquitetura, Matheus Gomes, 20 anos. Surpresos com o resultado, Matheus explica que sempre enxergou potencial na marca, mas que não imaginava ser a vencedora. “Foi gratificante pra gente. Não imaginávamos vencer porque nossa proposta é futurista. Pensamos que as marcas finalistas seriam mais conservadoras e o resultado da avaliação feita pelo corpo de jurados nos surpreendeu. Estamos felizes pelo resultado que vem exatamente no ano que Brasília é reconhecida com o título de cidade criativa do design, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Isso valoriza nossa profissão”, disse Matheus.

O primeiro lugar nas votações ficou com 46% dos votos válidos, o segundo conquistou 34% e o terceiro 20%. A iniciativa foi capitaneada pela Câmara de Turismo da Fecomércio-DF e por diversas instituições e universidades parceiras. Em seu discurso durante a premiação, o presidente da Federação do Comércio, Adelmir Santana, ressaltou a importância do concurso para a cidade, principalmente para fomentar o setor de turismo, que é um dos que mais cresce no Brasil e no exterior. “Toda capital do mundo tem a sua marca e com Brasília não poderia ser diferente. Com o passar do tempo, a marca se tornará uma referência da cidade e com certeza movimentará o turismo da capital e da região Centro-Oeste”, afirma Adelmir. O turismo movimenta direta e indiretamente a economia, pois com a chegada de um turista ocorre consequentemente o aumento do consumo, seja de bens ou serviços, gerando emprego e renda para região. “Os próprios brasileiros adoram viajar pelo País e muitos não conhecem a capital da República. Essa é uma excelente oportunidade de promoção e valorização da identidade da nossa cidade”, ressalta o presidente da Fecomércio-DF.

O objetivo do concurso foi criar um símbolo para ser usado em hotéis e supermercados, por exemplo, e que esteja desvinculado do contexto político. Quem defende isso é o presidente da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF e presidente do Sindeventos, Francisco Maia. “Alcançamos nosso objetivo de escolher uma marca que represente a nossa cidade além da Esplanada dos Ministérios ou da política. E por isso envolvemos as entidades produtivas, as universidades, os jovens e claro toda a população neste processo da criação e escolha dessa marca vencedora”, explicou Francisco Maia.

// Homenagem

Durante a noite de premiação, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio) recebeu o Prêmio Colunistas Brasília 2017, na categoria Destaque do Ano, pela iniciativa do Concurso Marca Brasília. O Prêmio Colunistas é a mais antiga e tradicional premiação de comunicação e marketing do Brasil, tendo sido realizada pela primeira vez no final de 1967.

// Sobre o concurso

As inscrições para envio de trabalhos começaram no dia 18 de maio de 2017 e seguiram até 18 de agosto. De acordo com o regulamento, era necessário enviar propostas individuais, de pessoas físicas, maiores de 18 anos, profissionais ou não, brasileiras ou naturalizadas, com residência e domicílio no País. O processo de seleção foi dividido em três etapas. A primeira foi uma pré-seleção dos 515 projetos recebidos. Depois, uma comissão técnica escolheu dez propostas. Posteriormente, as marcas foram avaliadas por uma comissão universitária que definiu as três melhores. Por fim, as três marcas finalistas concorreram em uma votação popular, do dia 25 de setembro a 29 de novembro, pela internet, e o público elegeu a melhor, que foi divulgada no dia 30 de novembro.

// Como utilizar a marca

O manual de identidade visual com todas as instruções está sendo confeccionado e assim que estiver pronto ficará disponível na internet (www.marcabrasilia.com.br). A marca vencedora poderá ser livremente comercializada, podendo ser aplicada em materiais de divulgação e promoção de qualquer natureza, em produtos e serviços, e em qualquer meio de divulgação e mídia.

// Projeto Coletivo

A iniciativa do concurso Marca Brasília é das seguintes entidades: Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF; Agência Terruá; Arcos Comunicação; Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB); Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ABIH); Centro Universitário Estácio; Correio Braziliense; Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF); Instituição de Educação Superior de Brasília (IESB); LS Educacional; Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur); Sindicato das Empresas de Promoção, Organização, Produção e Montagem de Feiras e Eventos (Sindeventos-DF); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF); Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindhobar-DF); Strauss Comunicação; União Pioneira de Integração Social (Upis),  Universidade Católica de Brasília (UCB), Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Centro Universitário Euroamericano (Unieuro), Universidade Norte do Paraná (Unopar); Coca-Cola, JC Decauxe e Centro Universitário Projeção (Uniprojeção).

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