A Faculdade Senac-DF realizou nesta quinta-feira (8), um encontro gratuito com alunos e convidados, para apresentar a pós-graduação em Defesa Cibernética e debater os principais pontos sobre o assunto. O curso é oferecido em parceria com o Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), vinculado ao Ministério da Defesa do Exército Brasileiro, e a Escola Nacional de Defesa Cibernética (ENaDCiber). Participaram por volta de 70 pessoas.

O diretor da faculdade, Luís Afonso Bermúdez, falou da importância dessa oferta para o setor “Nossas empresas do comércio precisam ter a preocupação da segurança dos dados. Ter a parceria com quem gerencia isso é estar à frente. Nós temos o conhecimento e podemos transmitir para a ponta. Isso mostra os desafios que a Faculdade tem para atender o nosso cliente, o setor empresarial”, explicou. O coordenador dos cursos de pós-graduação da Faculdade, Demostenes Jonatas de Azevedo Junior, fez a abertura do encontro e completou. “ Esse assunto tem crescido de importância no mundo todo. É um tema que nós temos que nos preparar para o que vem por aí”, finalizou.

A primeira palestra foi do professor doutor Luiz Serique, que antes de apresentar as matérias da pós-graduação e abordagens da Faculdade Senac, falou sobre a situação mundial sobre o assunto. “O aumento de vírus e ameaças cibernéticas vieram pela virtualização de tudo. A partir do momento que o conteúdo do jornal está online, a loja vende online e as transações financeiras são feitas via internet, o alvo se torna esse ambiente de inúmeras informações e conexões. Quanto mais conectividade, mais preocupação com a segurança”, explicou. Serique mostrou como é feita a divisão das 370 horas do curso, quais as matérias específicas da área e os principais assuntos que serão abordados.

A apresentação da estrutura do Comando de Defesa Cibernética e a proposta da Escola Nacional de Defesa Cibernética foi feita pelo coronel Paulo Sérgio, comandante da ENaDCiber, e após explanação, ele ponderou sobre o curso da pós-graduação. “Vendo os conteúdos apresentados pelo professor, é um curso abrangente que dá uma base muito boa para o profissional que vai começar a trabalhar no setor cibernético. Obvio que esse profissional não pode se limitar a um curso. Ele tem que estar em constante aperfeiçoamento. Ao terminarem esse, já pensem no próximo. A cada ano surgem tecnologias diferentes e nós temos que acompanhar com rapidez essa evolução. Por isso que parcerias com o meio acadêmico como essa são fundamentais”, motivou.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo