Estudo comprova desigualdade em Brasília

por acm

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) divulgou nesta quarta-feira (16) estudo sobre o rendimento médio do pessoal ocupado no DF, comparando a renda dos assalariados no setor público com as demais ocupações. O levantamento foi feito com base na Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios de 2011. Segundo a PDAD, do total de ocupados residentes no Distrito Federal na época, 22,1% eram assalariados no setor público e 77,9% pertenciam às demais ocupações. As melhores remunerações estão no setor público.

Nas 10 regiões administrativas de renda elevada, residem mais de 70% dos que têm rendimento entre 10 e 20 salários mínimos, percentual que sobe para quase 90% entre os que têm rendimento acima de 20 salários mínimos, o que torna evidente a desigualdade na escala espacial, apresentando 84,8% dos assalariados no setor público com rendimento mensal superior a cinco salários mínimos, sendo que 43,7% ganham acima de 10 salários mínimos.

De outro lado, os assalariados no setor público com rendimento de até dois salários mínimos são em número reduzido, menos de três mil ou 2,87% do total dos que declararam renda. A pesquisa mostrou que em Brasília foi construída uma sociedade com a renda mais desigual do país.