fbpx

Estratégia como ferramenta de investimento

por acm

Com certeza você já ouviu falar que toda crise representa uma oportunidade. Mas não é simples enxergar as oportunidades quando o improviso e a emoção interferem em nossas decisões de investimento, que deveriam ser tomadas com base em análises e informações devidamente checadas e fundamentadas, para não cairmos na situação descrita por Kant: “quem não sabe o que procura, não percebe quanto encontra”. O uso de uma boa estratégia (como conjunto de operações intelectuais e físicas requeridas para que se conceba, prepare e conduza uma atividade com objetivo bem determinado) além de propiciar o aproveitamento das oportunidades é uma vigorosa ferramenta para vencer a crise e auxiliar no estabelecimento das prioridades presentes no binômio urgência e importância.

Devemos considerar que não nascemos com ideias e conceitos prontos e toda ideia ou teoria pode ser desafiada. Mas, no que diz respeito ao superávit doméstico, existem apenas duas maneiras de aumentá-lo: ganhar mais e gastar menos. Mas, na hora de pensar em poupar ou investir, muitas vezes nos cercamos de objetivos vagos, como: “ter uma aposentadoria tranquila” e desconhecemos o valor do esforço financeiro para alcançar tal objetivo. Por esse motivo, vale expor as três fases que são necessárias para a elaboração de uma estratégia capaz de eliminar a subjetividade e estabelecer objetivos concretos, a saber: a) cenário (levantamento de situações capazes de antecipar os riscos); b) estratégia (caminho a ser seguido); e c) implementação (consistência, acompanhamento e controle).

Esses conceitos são relativamente simples, mas a fase de implementação é a que apresenta maior grau de dificuldade. Não raro o investidor descuida-se de compreender a natureza e as características básicas dos investimentos. A disciplina e a paciência são atributos fundamentais para atingir o sucesso no mercado financeiro. É importante evitar modismos e não mudar de estratégia a cada instante. O investidor deve assumir consigo mesmo o firme compromisso de buscar conhecimento para pensar por si mesmo.

A precisão na alocação de ativos em uma carteira de investimento é, também, fator importante e não permite improvisos, que invariavelmente são punidos com perdas que atingem parcela significativa do capital investido. Portanto, não é razoável depender exclusivamente da intuição ou da sorte na elaboração de uma estratégia de alocação de ativos. Nesse sentido ecoa no mercado a emblemática frase de Max Gunther, autor do livro Axiomas de Zurique: “se astrologia funcionasse, todos os astrólogos seriam ricos”.

Um investidor para elaborar sua estratégia precisa desenvolver uma boa visão de longo prazo, pois a probabilidade é inerente ao ato de investir que envolve, ainda, outros fatores, como: liquidez, rentabilidade, horizonte de investimento e diversificação. Todos eles servem para diluir risco e maximizar ganhos. Lembre-se quanto maior o risco maior o retorno, e o objetivo de retorno tem de ser maior ou pelo menos igual à possível perda.

Sabemos que a Psicologia do mercado também desempenha um importante papel na criação de momentos econômicos positivos e negativos e que a “crise”, longe de ser um flagelo nocivo, é uma oportunidade de colocar em prática uma estratégia que deve ser rigorosamente observada nos bons e maus momentos do mercado. Caso os pontos aqui mencionados sejam observados com afinco tenho a certeza de que esta atitude fará o mercado financeiro ter mais um investidor bem-sucedido: VOCÊ.

César Augusto Moreira Bergo
Economista

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.