A data limite para o envio das sugestões de logo para o Concurso Marca Brasília vai até esta sexta-feira (18). O autor da marca vencedora ganhará R$ 20 mil, que será entregue na cerimônia de premiação, no dia 22 de novembro de 2017. O projeto tem como objetivo desenvolver uma identidade visual que represente de forma positiva a capital da República, e assim, ajude a aumentar a promoção da cidade e fortalecer o turismo local.
A iniciativa é capitaneada pela Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF e não possui fins lucrativos. O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, afirma que a ideia é criar uma marca duradoura, pertencente a sociedade brasiliense e que represente o verdadeiro sentimento de quem visita ou mora em Brasília. “Esse concurso tem um significado muito importante. Queremos que surja uma marca que represente a nossa cidade além da Esplanada dos Ministérios ou da política”, diz Adelmir. “Estamos envolvendo as entidades produtivas, as universidades, os jovens e queremos envolver toda a população neste processo da criação e escolha da marca”, destacou.
O processo de seleção das marcas é dividido em três etapas e funciona da seguinte maneira: a primeira será uma pré-seleção dos projetos enviados. Depois, uma comissão técnica avaliará as sugestões, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro. De 4 a 15 de setembro as propostas serão avaliadas por uma comissão universitária. Por fim, de 20 de setembro a 30 de outubro será feita uma votação popular para escolher o vencedor.
Exemplo de sucesso
Há 12 anos, o Brasil escolheu uma marca para representar o País. O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas e ex-presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, que fez parte do processo de criação da marca explica que a logo engrandeceu o Brasil como destino turístico, quando houve uma evolução no número de eventos internacionais, se inserindo entre os 10 maiores receptores de eventos. Além disso, antes da marca ser implementada o volume de dólares deixados no País era de 5,5 milhões, em 2003. Após a campanha, esse número subiu para 1,5 bilhões em 2006.