Redes sociais :
Encontro sindical reúne especialistas e debate práticas que podem auxiliar na gestão

A Federação do Comércio do Distrito Federal promoveu nesta sexta-feira (19), na sede da instituição, o 4° Encontro Sindical com presidentes, diretores, representantes sindicais, colaboradores, executivos e técnicos dos sindicatos que compõem o Sistema Fecomércio-DF. Sob o tema “Novo conceito de relacionamento sindical”, o encontro buscou reforçar as parcerias existentes para os associados e debateu sobre produtos, serviços e benefícios que promovem a excelência na atuação sindical. Foi mostrado também os caminhos que os sindicatos e empresários podem percorrer para ter acesso aos serviços e iniciativas em conjunto com o Sesc e o Senac.

Durante a abertura do evento, o presidente da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, falou por vídeo sobre a importância da realização do encontro sindical e parabenizou o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, pela continuidade do trabalho na Federação. “É importante ressaltar que o trabalho está muito bem feito pelo presidente José Aparecido, em continuidade aos esforços do saudoso Chico Maia. Ainda estamos sob os efeitos da mais grave crise sanitária do século. Nossa atuação na pandemia fez a diferença em cada canto do Brasil. No Distrito Federal foram diversas ações. Vamos manter acesa essa chama para ajudar o País e a população na retomada que tanto precisamos”, disse Tadros.

Antes de abrir o debate do 4 º Encontro Sindical, o presidente do Sistema Fecomércio-DF (Sesc, Senac, Fecomércio e Instituto Fecomércio), José Aparecido, ressaltou que o momento é de estar preparado para a retomada da economia. “É importante mostrar o alinhamento que a Federação do Comércio tem com a CNC. É importante que todos os sindicatos tenham conhecimento da disponibilidade dos serviços que o Sistema oferece”, disse Aparecido.

Em seu discurso, o presidente destacou também que a gestão vai mostrar o que as instituições têm para oferecer. “Temos assessoria parlamentar e tributária inteiramente à disposição dos nossos associados. Não só isso. Sesc e Senac também tem muito a oferecer. Na minha gestão a palavra é diálogo e transparência. Por isso todos os associados devem saber o que está acontecendo”, destacou José Aparecido.

O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva, ressaltou que o Sesc está realizando estratégias de aproximação com os sindicatos para que os associados tenham acesso aos serviços que são exclusivos para eles. “Essa sinergia e convergência com os sindicatos é uma solicitação do nosso presidente José Aparecido. Para nós, é preciso buscar esse entendimento com os associados e comerciários para colaborar com mecanismos e estratégias que permitam a auto sustentabilidade desses sindicatos. Oferecendo alternativas, parcerias, estrutura e etc. Dentro da necessidade de cada segmento. É uma alegria saber que podemos contar com o apoio da CNC nesse momento que é tão desafiador”, disse Valcides.

Durante o encontro, foram apresentados projetos desenvolvidos pela CNC e pelo Sistema Fecomércio que auxiliam na atuação dos sindicatos patronais, além de produtos e serviços em benefício dos sindicatos filiados e associados. A diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, participou do evento e destacou que a instituição é um dos braços fortes do Sistema e está de portas abertas para auxiliar os sindicatos. “Esse sistema é confederativo, federativo e os sindicatos nascem em uma ponta muito importante que são os nossos empresários. E hoje nós apenas somos capazes de realizar esse encontro sindical por causa dos empresários. Começa com a colaboração deles. Nós temos que ter orgulho sim dos nossos empresários que além da responsabilidade de empreender, colocam o País no topo da economia, nós também temos uma grande responsabilidade social. E aí é onde entra o Senac. Com o sistema da educação onde nós podemos de fato transformar vidas. Nós levamos aos empresários a importância da educação e de ter um serviço diferenciado e exclusivo para nossos comerciários, sindicatos da base e para a população”, disse Karine.

Pular para o conteúdo