Empresas familiares apostam em crescimento

por acm

Empresas de formação familiar ganham destaque na economia e no mercado brasileiro. A pesquisa Family Business Survey, realizada pela empresa PwC em 28 países, mostra que a tendência desse tipo de empresa é de crescimento. Entre os empresários que trabalham com seus familiares, 96% estão confiantes no desenvolvimento do negócio e 59% dos brasileiros apostam na relação familiar e estão convictos de que os filhos podem e têm capacidade para gerir o negócio.

O Brasil está entre os primeiros países em número de empreendedores. Atualmente são cerca de 27 milhões de novas empresas, ou em processo de criação, conforme a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor 2011 (GEM), em parceria com o Sebrae.

Um bom exemplo de empresa familiar que está em atividade no mercado brasiliense é o grupo Jarjour, que atua em mais de dez áreas na cidade. “O investimento de meu pai foi agregado e separado entre os três filhos, procurando manter a estrutura de capital, sem se esquecer de sustentar parcerias com outros empresários”, aponta Monder Jajour, diretor presidente da Construtora e Incoporadora Jarjour.

Segundo o empresário, no futuro, ele seguirá a tradição e passará os negócios para os filhos Amir e Muna Jarjour. Atualmente, a família detém as marcas Café Arábia, Grupo Brasília Participações e os postos de gasolina Jarjour.