fbpx

Empresários e produtores de eventos esperam Carnaval bom para o comércio em Brasília

A folia em Brasília vem ganhando cada vez mais adeptos. Os blocos de rua estão consolidados e uma grande programação de eventos no Plano Piloto e em regiões administrativas garante o clima de festa desde o mês de janeiro. Com isso, empresários e produtores de evento esperam um dos melhores carnavais em termo de vendas dos últimos anos.

De acordo com estimativa feita pelo Sindicato do Comércio Atacadista de Álcool e Bebidas em geral do Distrito Federal (SCAAB), o segmento espera um aumento significativo no faturamento para o período. O presidente do sindicato, Érico Cagali, destaca que este ano a previsão é ainda melhor por conta do clima, que estará ensolarado e sem previsão de chuvas, o que também ajuda a impulsionar o comércio. “O período do Carnaval, por suas próprias características, implica em uma maior movimentação para o setor. A expectativa é de um incremento nas vendas de aproximadamente 10% em relação à média de vendas de um período normal”, afirma.

De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Promoção, Organização, Produção e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do DF (Sindeventos-DF), Luís Otávio Rocha Neves, Brasília está mudando a página de cidade vazia durante as festividades de Carnaval. “Estamos com diversos blocos e eventos grandes na cidade, como o Carnaval no Parque, que em 2020 será maior do que as outras edições da festa, com a presença de grandes artistas da música brasileira”, diz Luís Otávio. “Isso faz com que as pessoas venham para a cidade, o que gera um grande efeito positivo: os hotéis ficam cheios, os restaurantes vendem mais e a economia local acaba aquecendo”, conclui o presidente do Sindeventos-DF, entidade da base da Fecomércio.

Outro ponto alto da folia brasiliense, o Carnaval no Parque chega a sua 4º edição este ano, com a previsão de ultrapassar a geração de 5 mil empregos diretos e indiretos. A expectativa da organização é reunir 100 mil pessoas de todo o Brasil na nova estrutura, que para este ano será montada no estacionamento do ginásio Nilson Nelson. Um dos sócios da R2 Produções, empresa responsável pela organização do evento, Rick Emediato, acredita que o Carnaval No Parque já se tornou a maior folia da capital do Brasil. Shows do pagodeiro Dilsinho, do Harmonia do Samba e de Dennis DJ estão confirmados. Outros artistas como Banda Eva, Bhaskar, Shevchenko e Elloco, Jorge e Mateus, Gusttavo Lima, MC Kekel e Zé Neto e Cristiano também estão na programação de 2020.

“Estamos no circuito de grandes carnavais do País. De 2017 pra cá, mostramos pros brasilienses que Brasília tem carnaval e ele é bom”, destaca. “Trouxemos para nossa cidade todos os estilos de música e fizemos uma mistura que é a cara da nossa capital. Em 2018, fizemos uma festa enorme e nos tornamos o primeiro carnaval lixo zero do Brasil. Em 2019, Brasília mostrou que é a cidade do Carnaval com um pré e pós festejos de peso, além de uma diversidade ainda maior de estilos musicais”, disse Rick.

O Setor Comercial Sul (SCS) é outro grande exemplos do sucesso do Carnaval de Brasília: em 2018 o espaço recebeu 20 mil pessoas; no ano passado o número saltou para 80 mil. Para este ano, a expectativa é que o local receba mais de 110 mil foliões durante as festas. Um dos organizadores da folia no SCS, batizado de Setor Carnavalesco Sul, Ian Viana explica que estão programados sete dias de evento, sempre aos finais de semana, com grupos musicais e carnavalescos do DF, Rio de Janeiro, São Paulo e até mesmo do Norte do País, diretamente do Pará. Segundo Ian, a ideia é reunir samba, ritmos e gêneros latinos, música popular brasileira e eletrônica, além de tributos ao Movimento Tropicália. “Carnaval para gente é um período de cultivar o folclore e a tradição do DF. Ainda mais nesses 60 anos que Brasília fará em 2020. A expectativa é de 110 mil pessoas no feriado, fora nossa programação do pré-carnaval, que recebe em média cerca de três mil pessoas na rua”, conclui.