fbpx

Empresários do DF apostam no Dia das Mães para recuperar desempenho ruim do início do ano

Os empresários do comércio brasiliense estão confiantes com o Dia das Mães. A expectativa de crescimento nas vendas durante o período é de 5,44%. No ano passado, a perspectiva de incremento era de 3,72%. É o que mostra a pesquisa do Instituto Fecomércio. O levantamento foi realizado com 401 lojistas de rua e de shoppings do DF, no período de 29 a 31 de março.

maeNa opinião do presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, os números denotam uma vontade dos lojistas de que o comércio se recupere. “Apesar da crise e do mercado de emprego estar desaquecido, a expectativa mostra que os lojistas estão animados com a data, até por ser um período que movimenta o comércio, sendo a segunda melhor data para o segmento”, explica. Porém, Adelmir ressalta que os dados não mostram um indicativo de vendas, e sim uma perspectiva das lojas. “O fator emocional, em tempos de indecisões políticas e econômicas, pode ser até um ponto positivo na hora de conquistar um cliente e assegurar uma venda, ajudando a superar a crise”, diz Adelmir.

O segmento de Calçados e Bolsas é o mais otimista, espera crescimento de 38%. Sobre as contratações temporárias, a maioria dos entrevistados (90%) afirmou que não pretende reforçar o quadro de funcionários para o período, 5% vão contratar e 5% ainda não decidiram. Na busca pelos consumidores, 68,6% dos entrevistados declararam que realizarão promoções e descontos como estratégias para melhorar as vendas. Em relação aos estoques, 17,5% dos lojistas ampliaram suas reservas de mercadorias. Em 2015, 40% afirmaram que iriam investir no estoque. Os segmentos com maior variação nesse sentido são os de Calçados e Bolsas e de Cosmético e Perfumaria, com crescimentos de 55% e 45%, respectivamente.

Quanto ao preço médio do presente para o Dia das Mães, os empreendedores acham que o cliente brasiliense vai desembolsar em torno de R$ 119,65 nas mercadorias. Já nas formas de pagamento, os empreendedores acreditam que o cartão de crédito e débito será o mais utilizado (82,2%); seguido pelo pagamento à vista (14%).

Visão do consumidor

A maioria dos brasilienses está disposta a comprar presentes para comemorar o Dia das Mães. É o que mostra pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio. O levantamento ouviu 400 pessoas, sendo 197 mulheres e 203 homens. De acordo com a análise, 70,8% dos entrevistados têm a intenção de comprar algum presente para o Dia das Mães.

Para aqueles que têm a certeza em presentear suas mães, o destaque ficou para o setor de vestuário (49,6%), seguido pelo setor de Cosméticos e Perfume (44%). Quanto ao local escolhido para a celebração, a própria casa foi a opção mais votada (39,6%), seguida pela residência dos pais (29,6%); restaurante (10,8%); casa de parentes (13,5%); restaurantes (10,8%) .Em relação ao preço do presente, o valor médio pretendido para presentear é de R$122,57.

Olá! O nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site. Por favor, consulte nossa página de política de cookies e  para mais detalhes ou concorde clicando no botão 'Aceitar'.

Configurações de cookies

A seguir, você pode escolher os tipos de cookies que permite neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FunctionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalyticalNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e Facebook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AdvertisingNosso site coloca cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OtherNosso site coloca cookies de terceiros de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.