A Tecnew, empresa que vende produtos e soluções em informática em Brasília, foi uma das 25 companhias aprovadas no projeto Pró-Etica, do Ministério da Transparência. Entre os reconhecidos, estão marcas de peso, como o Banco do Brasil, a Microsoft e a Siemens. Segundo a avaliação do Pró-Ética, essas empresas são íntegras e éticas em suas relações com os setores público e privado.
A análise do governo federal é feita por meio de um questionário que examina aspectos como compromisso com a ética e análise de risco. Segundo o Ministério da Transparência, o projeto tem o objetivo de incentivar, nas corporações, a adoção de políticas e ações que reduzam os riscos de ocorrência de fraude e corrupção.
De acordo com o proprietário da empresa e presidente da Câmara de Tecnologia da Informação e Comunicação da Fecomércio, Marco Tulio Chaparro, o reconhecimento valoriza o trabalho feito pelas pequenas empresas. “Me falaram várias vezes que era impossível conseguir o reconhecimento do Pró-Ética. Mas estamos aqui para mostrar que, com foco e determinação, as pequenas empresas podem conseguir grande resultados. Somos a primeira pequena empresa a ser aprovada no programa desde a criação da iniciativa em 2010”, afirma Chaparro.
A empresa começou a implantar uma política voltada para a ética e anticorrupção em 2012, após se inspirar em medidas tomadas por clientes. Entre uma das iniciativas desenvolvidas pela empresa para este fim está o “HelpUs”, canal que permite aos usuários que façam denúncias e reclamações.