Representantes da Fecomércio e do Sindicato das Empresas de Bombeiro Civil do Distrito Federal (SEPEBC-DF) se reuniram nesta terça-feira (1º), com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, para solicitar a reativação do registro sindical da entidade que representa as empresas especializadas em oferecer serviços de bombeiro civil.
O presidente do Sepebc-DF, Aldo Magalhães, defende que a reativação do registro vai dar força ao mercado de bombeiro civil em Brasília. “Nossa profissão já esta regulamentada, conhecida antigamente como os brigadistas. Essa profissão é extremamente importante, tanto para a segurança das edificações, quanto para segurança da população. Queremos a legitimidade dessa categoria”, afirmou Aldo. Antes de finalizar a reunião, o Ministro Ronaldo Nogueira se comprometeu em analisar o pedido e reativar o registro do sindicato.
O Sepebc conseguiu o seu registro sindical em maio de 2015, quando adquiriu personalidade jurídica e a garantia dos seus direitos de representação, permissão para a cobrança da contribuição sindical e a capacidade para a negociação coletiva. No entanto, o Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação, Trabalhos Temporários e Serviços Terceirizáveis do DF (SEAC-DF) entrou na Justiça solicitando a suspensão do registro, alegando não reconhecer a profissão de Bombeiro Civil, conhecida antigamente como os brigadistas. Opinião que não é compartilhada pela Fecomércio, que apoia as empresas prestadores desse serviço.
Também estiveram presentes na reunião, o diretor do Sindicato das Empresas de Bombeiro Civil, Ceciliano Júnior; o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa e Desenvolvimento da Profissão de Bombeiro Civil, Rôney Nemer (PP/DF); o deputado distrital e vice-presidente da Frente Parlamentar de Bombeiro Civil , Rafael Prudente (PMDB/DF); o deputado distrital Joe Valle (PDT) e a assessora de jurídica da Fecomércio, Maria de Fátima Souza.